Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

BBVA e Montepio estimam que crescimento económico abrande

O crescimento económico deverá abrandar ligeiramente no último trimestre do ano, ao subir 0,4% face ao trimestre anterior, depois de um aumento em cadeia de 0,5%, estimam os analistas dos bancos Montepio e BBVA.

BBVA e Montepio estimam que crescimento económico abrande
Notícias ao Minuto

18:20 - 18/12/17 por Lusa

Economia 4.º trimestre

No Semanal de Economia e de Mercados divulgado hoje, o Montepio tem em consideração indicadores sobre construção, comércio externo e serviços para estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça entre 0,3% e 0,5% em cadeia no último trimestre, "em ligeira desaceleração face aos 0,5% observados no terceiro trimestre".

Os analistas antecipam que, no último trimestre de 2017, a economia "seja suportada tanto pela procura interna, em concreto pelo consumo privado e pelo investimento em capital fixo (FBCF), como pelas exportações líquidas".

Já no observatório económico de dezembro, que também foi publicado hoje, o BBVA prevê que o crescimento no quarto trimestre se situe em cerca de 0,4% em cadeia, "consolidando uma certa estabilização em torno destes níveis após os fortes avanços de fins de 2016 e princípios de 2017".

Os analistas do banco espanhol justificam esta subida do PIB com "novos aumentos da procura interna, tanto do consumo privado como do investimento, que seriam parcialmente neutralizados por contribuições negativas da procura externa, dada a correção que se poderá estar a verificar nas exportações depois do forte aumento observado durante os últimos meses".

Nesse sentido, o BBVA mantém uma previsão de crescimento do PIB para o conjunto de 2017 de 2,6% e de 2,3% para 2018.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório