Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Incêndios: Quase 22 mil candidaturas, apoio superior a 60 milhões

O Governo tem analisadas quase 22 mil candidaturas de agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro, a que corresponde um apoio total superior a 60 milhões de euros, informou hoje o ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

Incêndios: Quase 22 mil candidaturas, apoio superior a 60 milhões
Notícias ao Minuto

19:25 - 17/12/17 por Lusa

Economia Agricultura

Até mil euros, o ministério recebeu 6.008 candidaturas, entre 1.053 e cinco mil euros cerca de 15 mil candidaturas e acima dos cinco mil euros foram registadas "20 e tal candidaturas", sendo que, nesse caso, o prazo de candidaturas só termina a 22 de dezembro, afirmou Capoulas Santos, que falava em Santa Comba Dão, distrito de Viseu.

Acima dos cinco mil euros, as candidaturas estão a registar, em média, um prejuízo na ordem dos 400 mil euros, sendo que o total dos pedidos acima dos cinco mil euros "superam os dez milhões de euros", explanou o membro do executivo, que acompanhou hoje António Costa numa visita aos territórios afetados pelos incêndios de 15 de outubro.

Questionado pela agência Lusa, Capoulas Santos sublinhou que a região afetada pelas chamas é caracterizada pela "muito pequena agricultura".

Como forma de exemplificar essa situação, o ministro da Agricultura contou que metade dos produtores "não têm conta bancária", o que se tem revelado "um problema burocrático complicado".

A tutela espera pagar até ao final do ano 100% do prejuízo aos agricultores que registaram perdas até mil euros e garantir um adiantamento "não inferior a 70%" para todos os outros produtores.

Em janeiro de 2018 será feita a verificação das candidaturas - há "algumas centenas de casos" com incongruências - e será pago o restante até ao final desse mês, disse Capoulas Santos.

O ministro da Agricultura sublinhou ainda que, no caso do ministério que lidera, os apoios ultrapassam "os 100 milhões de euros", quando incluídos os incêndios de 17 de junho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório