Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Tusk defende "contactos exploratórios" com Londres

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse hoje que a União Europeia (UE) deve manter "contactos exploratórios" com Londres sobre as relações com o Reino Unido após o Brexit e tentar cumprir o calendário.

Tusk defende "contactos exploratórios" com Londres
Notícias ao Minuto

15:45 - 15/12/17 por Lusa

Economia Conselho Europeu

"No que respeita ao quadro das futuras relações, chegou o tempo de a UE a 27 se preparar internamente e fazer contactos exploratórios com o Reino Unido, de modo a apresentar a sua visão com clareza", disse Tusk, em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

Questionado sobre se será possível cumprir o calendário e ter as negociações fechadas até 29 de março de 2019 -- data fixada por Londres para o divórcio - Tusk sublinhou que tal "ainda é realista, mas dramaticamente difícil".

"É certo que a segunda fase será mais exigente, mais difícil", reiterou, defendendo a necessidade de os 27 a adotarem orientações para as conversações com Londres.

Os líderes da UE a 27 deram hoje o seu aval a uma recomendação feita há uma semana pela Comissão Europeia de se avançar para a segunda fase das negociações do Brexit, depois de concluir ter havido progresso suficiente nas três questões iniciais: os direitos dos cidadãos, a ausência de fronteiras entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte e a 'fatura de saída' que Londres terá que pagar, no âmbito dos compromissos financeiros assumidos com Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório