Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

CT da Autoeuropa rejeita decisão da administração e convoca plenários

A Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa rejeitou hoje a decisão da administração de avançar unilateralmente com novo horário de produção a partir de finais de janeiro e convocou plenários para dia 20 de dezembro.

CT da Autoeuropa rejeita decisão da administração e convoca plenários
Notícias ao Minuto

19:00 - 12/12/17 por Lusa

Economia Trabalhadores

A administração da Autoeuropa, fábrica do grupo Volkswagen em Palmela, comunicou hoje aos trabalhadores a intenção de avançar unilateralmente, em finais de janeiro, com um novo horário de produção de 17 turnos semanais, face à rejeição de dois pré-acordos negociados previamente com a Comissão de Trabalhadores.

Embora se trata de um acordo imposto unilateralmente, a administração da Autoeuropa promete pagar os sábados a 100%, equivalente ao pagamento como trabalho extraordinário, que era uma das principais reivindicações dos trabalhadores. Este pagamento dos sábados a 100% poderá ainda ser acrescido de mais 25%, caso sejam cumpridos os objetivos de produção trimestrais.

Em comunicado, a CT da Autoeuropa "rejeita por completo esta decisão da administração, pois entende que deverá ser retomado o processo negocial".

Nesse sentido, "também a pedido dos trabalhadores", a CT "convoca plenários para o próximo dia 20 de dezembro", tendo como ponto de ordem de trabalhos: discutir a situação da empresa e exigência de nova negociação, apresentação do caderno reivindicativo e outros.

A CT reitera que "este modelo de horário e as suas condições são mais desfavoráveis e contrariam a vontade expressa pela maioria dos trabalhadores".

O novo horário, que entrará em vigor em finais de janeiro, deverá vigorar até ao mês de agosto de 2018. A Autoeuropa promete discutir o período após agosto com a Comissão de Trabalhadores.

Os novos horários de laboração contínua preveem quatro fins-de-semana completos e mais um período de dois dias consecutivos de folga em cada dois meses para cada trabalhador.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório