Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dezenas de trabalhadoras de empresa têxtil exigem salário de novembro

Dezenas de trabalhadoras de uma empresa têxtil de Valongo exigiram esta manhã o pagamento do mês de novembro, uma situação que o sindicato do setor teme que culmine num despedimento "encapotado" e a administração explica como "pontual".

Dezenas de trabalhadoras de empresa têxtil exigem salário de novembro
Notícias ao Minuto

16:13 - 12/12/17 por Lusa

Economia Valongo

Em declarações à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional dos Profissionais da Indústria e Comércio de Vestuário e de Artigos Têxteis (SINPICVAT), Joaquim Pinto, descreveu que 30 trabalhadoras de um universo de 130 foram "mandadas para casa sem receber o mês de novembro", situação que este responsável teme que seja um o início de um despedimento encapotado".

Já fonte ligada à administração da Tamanho e Tantos, Lda. garantiu à Lusa que "a situação será normalizada até sexta-feira", lamentou que "tenha havido alguma precipitação por parte das colaboradoras" e descreveu o caso como "pontual", culpando a crise no setor.

"Há empresas sem trabalhar há três/quatro meses por culpa das opções dos grandes grupos económicos. A situação no setor é difícil e, com as margens que temos, é impossível cumprir com tudo, mas esta foi uma situação pontualíssima. As colaboradoras estão preocupadas, estamos sensíveis a isso, mas precipitaram-se porque sabem que nunca nos tinha acontecido", disse fonte da administração.

Já o SINPICVAT diz ter relatos de trabalhadoras que estão no ativo de que "há trabalho na fábrica e até foram pedidas horas extraordinárias às restantes colaboradoras", razão pela qual o caso foi encaminhado para a Autoridade das Condições do Trabalho (ACT).

Joaquim Pinto remeteu, no entanto, mais esclarecimentos para a próxima semana "na expectativa de que a empresa cumpra o que prometeu e regularize a situação até sexta-feira".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório