Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Preços aumentam 1,1% em novembro na Grécia face a 2016

Os preços ao consumidor subiram 1,1% na Grécia em novembro face ao mesmo mês de 2016, registando-se, contudo, um decréscimo de 0,7% face a outubro deste ano, revelam dados estatísticos do país hoje divulgados.

Preços aumentam 1,1% em novembro na Grécia face a 2016
Notícias ao Minuto

12:55 - 08/12/17 por Lusa

Economia Estatística

De acordo com a agência noticiosa Efe, o Índice de Preços ao Consumidor na Grécia mantém-se numa "linha ascendente de onze meses consecutivos de aumentos em termos homólogos, após um período de deflação de 46 meses".

Em relação a novembro de 2016, as maiores subidas de preços verificaram-se nas bebidas alcoólicas e no tabaco (mais 7,5%), seguindo-se áreas como os transportes (acréscimo de 5,6%), a roupa e o calçado e as telecomunicações (ambas subiram 1,3%).

Em sentido inverso, os preços baixaram nos setores dos bens domésticos (menos 2,3%) e dos bens e serviços e cultura e lazer (menos 1,5% em ambos), ainda relativamente a novembro do ano passado.

Em termos mensais, a maior redução verificou-se nos preços da roupa e do calçado (menos 9,9%) devido a um "período de vendas em queda", assinala a Efe.

Também os custos para o consumidor dos bens domésticos e dos transportes baixaram em novembro face a outubro deste ano, 0,9% e 0,7%, respetivamente.

Já o maior aumento registou-se no setor da habitação (mais 0,5%), seguindo-se o dos bens e serviços (mais 0,3%).

Por seu lado, o índice harmonizado de Preços ao Consumidor aumentou 1,1% em relação a novembro de 2016 e desceu 0,9% face a outubro deste ano, adianta a Efe.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório