Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Moody's tira depósitos do BPI do 'lixo'

A Moody's reviu hoje em alta o 'rating' dos depósitos do BPI, que saem assim do nível de 'lixo', e melhorou a nota da dívida de longo prazo do banco, que está a um passo do nível de investimento.

Moody's tira depósitos do BPI do 'lixo'
Notícias ao Minuto

19:05 - 07/12/17 por Lusa

Economia Rating

A agência de notação financeira indicou hoje que o 'rating' dos depósitos de longo e curto prazo subiram de 'Ba3' para 'Baa3', ficando assim num nível considerado de investimento de qualidade e não especulativo, o chamado 'lixo'.

Também o 'rating' da dívida de longo prazo do BPI subiu, continuando no entanto num nível de investimento especulativo: a classificação da dívida sénior não garantida passou de 'Ba3' para 'Ba1', estando a um nível da saída do 'lixo'.

A Moody's melhorou ainda a perspetiva dos 'ratings' do banco, de estável para positiva, sinalizando que poderá voltar a subir as notas atribuídas ao banco português.

Esta revisão em alta dos 'ratings' do BPI "reflete a combinação de vários fatores", nomeadamente as melhorias alcançadas nos fundamentais financeiros do banco desde que o espanhol Caixa Bank assumiu a maioria do capital em fevereiro de 2017.

Também a "integração mais próxima em curso" do BPI no grupo foi tida em consideração pela avaliação agora feita pela Moody's.

A perspetiva positiva reflete "a pressão ascendente" que se pode desenvolver na dívida de longo prazo e nos 'ratings' dos depósitos.

Isto "se as tendências positivas atuais sobre fundamentos financeiros do banco se consolidarem ao longo do período do da perspetiva", acrescenta a agência de notação financeira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório