Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Juros de Portugal e Irlanda foram os que mais desceram devido ao BCE

Os juros da dívida pública de Portugal e da Irlanda foram os que mais desceram devido ao programa de compras de dívida do Banco Central Europeu (BCE), segundo cálculos da agência de 'rating' Moody's hoje divulgados.

Juros de Portugal e Irlanda foram os que mais desceram devido ao BCE
Notícias ao Minuto

14:34 - 07/12/17 por Lusa

Economia Moody's

Segundo a Moody's, as compras de dívida do BCE reduziram a rentabilidade dos títulos de dívida soberana a dez anos na maioria dos países da zona euro entre 50 e 150 pontos base.

Mas, adianta a Moody's, "em média, o impacto na rentabilidade dos títulos de países da periferia desde o início das compras de dívida soberana em janeiro de 2015 é de mais 50 pontos base do que para os países do centro", adianta a Moody's.

O programa de expansão quantitativa do Banco de Inglaterra para o Reino Unido reduziu a rentabilidade dos títulos de dívida a dez anos em cerca de 60 pontos base, segundo o relatório de Colin Ellis.

O BCE comprou este ano dívida pública e privada da zona euro no valor de 80.000 milhões mensais até ao final de março e desde abril até dezembro no valor de 60.000 milhões de euros.

No final de outubro decidiu cortar a partir de janeiro para 30.000 milhões de euros o valor mensal das compras durante mais nove meses.

A maior parte destes títulos que o BCE tem comprado são de dívida soberana.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório