"Estamos muito orgulhosos, [...] este é um contributo importante para a reforma e nós temos muitos colaboradores que trabalham a vida inteira no IKEA", referiu hoje Helen Duphorn, durante um encontro com os jornalistas.
O programa 'Tack!' (Obrigado, em sueco) premeia anualmente a fidelidade dos trabalhadores, que estão no grupo há pelos cinco anos, através um fundo que só pode ser acedido quando estes entram para a reforma.
Todos os anos, depois do fecho dos resultados, o grupo sueco de mobiliário e decoração destina um valor global ao prémio, a repartir pelos funcionários elegíveis.
Este ano, através do 'Tack!', serão atribuídos 572,26 euros a 1.587 trabalhadores em horário completo, o que representa 69% dos 2.300 funcionários da IKEA Portugal.
Por sua vez, os trabalhadores a tempo parcial recebem um valor proporcional às horas de trabalho que executam.
O programa assegura ainda que os funcionários que abandonem o grupo recebam, após se reformarem, o valor amealhado até à sua saída.
Em 2016, o grupo alocou 96 milhões de euros a este programa, que já distribuiu, desde 2013, um total de 509 milhões de euros.
Helen Duphorn revela que a estratégia para Portugal passa pela abertura de lojas que estejam mais próximas dos consumidores, bem como de pontos de recolha para as compras feitas pela internet, referindo a intenção do grupo chegar "a todos os portugueses".
As vendas da IKEA Portugal subiram 17% para 397 milhões de euros no ano fiscal de 2017, que compreende o período entre 01 de setembro de 2016 e 31 de agosto deste ano.
No período de referência, os lucros do grupo IKEA ascenderam a 2,5 mil milhões de euros, enquanto as vendas totais subiram 3,8% para 34,1 mil milhões de euros.
O grupo não divulga resultados líquidos para Portugal.
No ano fiscal de 2017, o grupo inaugurou 13 lojas, totalizando atualmente 355 espaços em 29 países, 43 centros comerciais em 15 países, 24 pontos de entrega e encomenda em 12 países, 31 centros de distribuição para lojas em 18 países e 26 centros de distribuição para clientes em 13 países.