Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Incêndios: 20 mil candidaturas de agricultores aos apoios até 5 mil euros

O Governo registou 20 mil candidaturas de agricultores afetados pelos fogos de 15 e 16 de outubro para os apoios até cinco mil euros, totalizando "mais de 60 milhões de euros" de ajudas.

Incêndios: 20 mil candidaturas de agricultores aos apoios até 5 mil euros
Notícias ao Minuto

15:52 - 04/12/17 por Lusa

Economia Governo

"Recebemos, até aos cinco mil euros, 20 mil candidaturas", sendo dez vezes mais "do que sucedeu em Pedrógão" Grande, afirmou hoje o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que falava aos jornalistas no final da visita da comissária Europeia Corina Cretu à zona afetada pelo grande fogo de Pedrógão Grande.

Segundo Capoulas Santos, estas candidaturas - cujo processo de receção terminou no domingo - representam "mais de 60 milhões de euros" em apoio para os agricultores afetados pelos fogos de outubro, que atingiram maioritariamente a região Centro.

As candidaturas acima de cinco mil euros estão abertas até ao dia 15, para as quais estão disponibilizados 15 milhões de euros, acrescentou.

O ministro sublinhou que tem como objetivo pagar todos os apoios na área da agricultura "até ao fim do ano, desejavelmente até ao natal".

Sobre as críticas dos agricultores face aos apoios acima dos cinco mil euros (até 50 mil de prejuízos 85% de comparticipação e até 400 mil euros 50%), Capoulas Santos frisou que o Governo "adotou, neste tipo de apoios, algo que nunca tinha acontecido antes em Portugal".

"Nunca, em nenhuma circunstância, foram mobilizados apoios tão generosos para os agricultores", vincou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório