Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Candidatura ao Eurogrupo: "É com espírito construtivo que abraço desafio"

Mário Centeno formalizou a sua candidatura à presidência do Eurogrupo. Sucessor de Jeroen Dijsselbloem será conhecido na segunda-feira.

Candidatura ao Eurogrupo: "É com espírito construtivo que abraço desafio"
Notícias ao Minuto

13:23 - 30/11/17 por Goreti Pera

Economia Mário Centeno

"Participo neste processo com a intenção de contribuir para a formação dos consensos necessários para completar a união económica e monetária”, afirmou Mário Centeno, no dia em que formalizou a sua candidatura à presidência do Eurogrupo.

“Vivemos num tempo de decisões importantes na zona euro. Portugal deve participar de forma ativa neste processo, oferecendo este contributo à Europa. O futuro do país está ligado ao futuro da União Europeia. É com espírito construtivo que abraço este desafio”, salientou o ministro da Finanças português, em conferência de imprensa a título de formalizar a sua decisão.

No entender do governante, “a experiência que Portugal viveu no passado recente mostra como, na Europa, é possível aliar objetivos de consolidação orçamental e de crescimento inclusivo que gera emprego de qualidade”.

Tendo em conta que “Portugal soube ultrapassar desafios importantes, que são comuns a muitos países europeus”, considera Mário Centeno que é evidente que a participação ativa do país “pode ser reforçada”.

Numa declaração em que falou da necessidade de reforçar a moeda única e na qual se referiu ao euro como “o maior projeto da União Europeia das últimas décadas”, o político português frisou que “a robustez política em Portugal lhe dá confiança” na eleição.

“Enquanto ministro das Finanças, continuarei a trabalhar para prosseguir o caminho de fortalecimento da economia, do nosso tecido social. Espero ao nível europeu também contribuir para este esforço, num projeto que é comum e que tem de ser vivido de forma idêntica em todos os países da área do euro”, afirmou Mário Centeno.

Convicto de que “nunca tudo está preparado e decidido”, o candidato português a substituir Jeroen Dijsselbloem mostrou a confiança que sente numa futura eleição. “Aquilo que é a robustez da condução da política económica, orçamental e financeira dá-me toda a confiança. Tenho uma equipa absolutamente extraordinária a trabalhar no Ministério das Finanças. O Governo tem demonstrado em todas as áreas a capacidade de responder aos desafios. Vamos, com certeza, superar este desafio em que participamos com muita ambição e confiantes das exigências”.

Uma corrida a quatro com "Ronaldo das Finanças" na 'pole position'

O primeiro-ministro reagiu ainda antes de Mário Centeno. António Costa salientou que a candidatura portuguesa à presidência do Eurogrupo procura estabelecer consensos e "reunir todos" à volta dos desafios que a moeda única europeia enfrenta e das reformas de que precisa.

Também a ministra da Presidência defendeu hoje que a eventual eleição de Mário Centeno para o cargo de presidente do Eurogrupo representará um reforço da visão europeia que combina solidariedade e crescimento com equilíbrio das finanças públicas.

A lista final de candidatos já foi divulgada, e são quatro os pretendentes que formalizaram a candidatura, sendo Mário Centeno apontado como o favorito.

A candidatura do ministro das Finanças português havia sido confirmada esta manhã através de comunicado do Governo. Saliente-se ainda que também o jornal Financial Times atribui a Mário Centeno o favoritismo nesta corrida. 

O nome do novo presidente do Eurogrupo será conhecido na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório