Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

É oficial. Mário Centeno avança com candidatura ao Eurogrupo

O ministro das Finanças português candidatou-se ao cargo de presidente do Eurogrupo. O nome do escolhido para assumir a presidência do organismo será revelado na próxima segunda-feira.

É oficial. Mário Centeno avança com candidatura ao Eurogrupo
Notícias ao Minuto

10:28 - 30/11/17 por Goreti Pera

Economia Bruxelas

Mário Centeno está na corrida à presidência do Eurogrupo. O ministro das Finanças português formalizou ainda esta quinta-feira de manhã a sua candidatura, informou o gabinete do primeiro-ministro numa nota enviada às redações.

Centeno é um dos 19 ministros elegíveis para ocupar o cargo de presidente do organismo, sediado em Bruxelas, que visa coordenar a atividade económica dos Estados-membros da zona euro.

O sucessor do holandês Jeroen Dijsselbloem será eleito numa reunião que decorrerá na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro. O escolhido será o terceiro presidente do Eurogrupo e ocupará o lugar por onde já passou o luxemburguês Jean-Claude Juncker.

Esta sexta-feira, 1 de dezembro, o presidente do Eurogrupo ainda em funções, Jeroen Dijsselbloem, "tenciona tornar públicos os nomes dos candidatos" à sua sucessão. 

Até ao início do dia desta quinta-feira, haviam manifestado publicamente "interesse" o ministro eslovaco, Peter Kazimir, a letã Dana Reizniece-Ozola, e o luxemburguês Pierre Gramegna.

O jornal económico Financial Times, sublinhe-se, aponta hoje o português Mário Centeno com favorito ao cargo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório