Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cada pescador de sardinha vai receber 960 euros por paragem de 30 dias

Cada pescador vai receber cerca de 960 euros pela paragem da captura de sardinha com artes de cerco durante 30 dias, estimando-se um custo total de três milhões de euros, segundo o secretário de Estado das Pescas.

Cada pescador de sardinha vai receber 960 euros por paragem de 30 dias
Notícias ao Minuto

15:40 - 28/11/17 por Lusa

Economia Governo

A proibição temporária da captura de sardinha com artes de cerco, hoje publicada em portaria, vigora a partir de quarta-feira e até 30 de abril, período em que os pescadores podem escolher a paragem de atividade por 30 dias e solicitar o respetivo apoio social.

"Um mês de paragem significa três milhões de euros, mas o valor certo vai depender das candidaturas apresentadas", afirmou José Apolinário, explicando que a estimativa se baseia nos dados de apoios sociais do ano passado, quando foram apoiados 1.400 pescadores e 130 embarcações.

A interdição de pesca abrange as embarcações licenciadas para operar com artes de cerco na zona 9, desde a Galiza ao Golfo de Cádis, e que foi definida pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM).

As medidas de apoio social hoje publicadas, e que entram na quarta-feira em vigor, integram-se num documento ainda mais amplo e que está a ser preparado com o país vizinho, segundo o governante.

"Estamos a trabalhar com Espanha para termos um plano concertado, um conjunto de medidas de recuperação do 'stock' da sardinha, com gestão conjunta" dos dois países, afirmou José Apolinário, em declarações à Lusa.

O documento, que ainda está a ser preparado, deve ser enviado a Bruxelas dentro de uma semana, segundo o governante: "Estamos a trabalhar para ter tudo pronto em 04 de dezembro", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório