Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Malparado das empresas e famílias cresce ligeiramente em outubro

O regulador nacional do sistema financeiro revelou esta terça-feira dados que dão nota de um aumento nos financiamentos de cobrança duvidosa.

Malparado das empresas e famílias cresce ligeiramente em outubro
Notícias ao Minuto

12:33 - 28/11/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

A tendência recente do crédito malparado era de estabilização, mas outubro trouxe um ligeiro crescimento no rácio de financiamentos vencidos e na percentagem de devedores. As más notícias são que o aumento se verificou nas empresas e nas famílias. 

"O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores com crédito vencido nas sociedades não financeiras aumentaram 0,1 p.p. face a setembro, situando-se em 14,6% e 26,5%, respetivamente (...) O rácio de crédito vencido e a percentagem de devedores com crédito vencido nos empréstimos às famílias tiveram um acréscimo de 0,1 p.p. relativamente a setembro, fixando-se em 4,5% e 12,6%, respetivamente", resume o Banco de Portugal no destaque publicado esta terça-feira. 

Em relação à concessão de crédito, as taxas de variação anual mostram uma queda dos financiamentos da banca, com as empresas a serem mais afetadas do que as famílias: "Em outubro de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras foi de -3,4%. Este valor representa um aumento de 0,2 pontos percentuais (p.p.) face a setembro". 

"Em outubro de 2017, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias foi de -0,5%, valor idêntico ao observado em setembro (Gráfico 2). Nos empréstimos à habitação a taxa de variação anual aumentou 0,1 pontos percentuais, fixando-se em -1,7%, enquanto nos empréstimos ao consumo e outros fins a taxa de variação anual diminuiu 0,3 pontos percentuais, para 5,0%." 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório