Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Grande rival da Tesla parece estar a um pequeno passo do colapso

Muitos milhões de dólares parecem separar a Faraday Future da estabilidade e do ansiado crescimento.

Grande rival da Tesla parece estar a um pequeno passo do colapso
Notícias ao Minuto

09:42 - 28/11/17 por Bruno Mourão

Economia Empresas

Em janeiro, quando a Faraday Future apresentou o futurista modelo FF91, a esperança parecia ter renascido. Com um protótipo real e planos ambiciosos, a empresa conseguiu ter quase 100 mil encomendas e aparentava ter entrado no caminho do sucesso. 

No entanto, as dificuldades financeiras do dono Jia Yueting levantaram dúvidas e os problemas foram aumentando progressivamente, criando uma situação quase insustentável.  

Os tribunais chineses congelaram grande parte dos bens de Jia Yueting e tornaram impossível a injeção do capital necessário para construir as duas fábricas prometidas, em Las Vegas e São Francisco; o Diretor financeiro Stefan Krause viajou pelo mundo à procura de investidores, mas ninguém mostrou vontade de investir os mil milhões de dólares (840 milhões de euros) pedidos devido à instabilidade da empresa e à flta de vonta de Jia Yueting para abdicar do controlo da Faraday Future. 

Krause terá pensado em abrir um processo de insolvência, mas o dono chinês rejeitou a opção e preferiu perder o diretor financeiro. Agora, a necessidade de reembolsar um empréstimo de 420 milhões de euros coloca a Faraday Future entre a espada e a parede: ou consegue obter um investidor, ou será muito provavelmente obrigada a declarar o incumprimento e a converter a dívida em capital. 

O problema é que a Faraday não vale o suficiente para cobrir o valor em falta, ou seja, a falta de pagamento seria suficiente para condenar a empresa a uma falência quase inevitável. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório