Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Dois acionistas da Sumol+Compal querem decidir saída de bolsa

O acionista maioritário da Sumol+Compal, a Refrigor, e a Frildo, que juntos detêm mais de 85% do capital social da empresa de bebidas, pediram hoje a convocação de uma assembleia-geral da sociedade, com vista a que seja deliberada a sua saída de bolsa.

Dois acionistas da Sumol+Compal querem decidir saída de bolsa
Notícias ao Minuto

20:52 - 27/11/17 por Lusa

Economia CMVM

Segundo um comunicado enviado à Comissão do Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), a Sumol+Compal recebeu dos seus acionistas Refrigor, que detém 84,45% do capital social e 93,58% dos direitos de voto, e da Frildo, que detém 1,40% do capital social, "um requerimento para convocação da assembleia-geral da sociedade com vista a que seja deliberada a perda da qualidade de sociedade aberta".

Fonte próxima Refrigor disse à agência Lusa que a empresa entende que, com o baixo 'free float' [dispersão de ações em bolsa], não se justifica a manutenção da Sumol+Compal na Euronext Lisbon.

A decisão foi agora tomada porque estão reunidas as condições para o fazer, uma vez que tem que haver acionistas disponíveis para adquirirem as ações daqueles outros acionistas que não votarem a favor da perda da qualidade de sociedade aberta, explicou a fonte.

Segundo o comunicado à CMVM, o requerimento já foi submetido à presidente da assembleia-geral da Sumol+Compal para apreciação e decisão.

Na proposta, a Refrigor lembra que tem 93,58% dos direitos de voto da Sumol+Compal, empresa que está em bolsa desde 1987, havendo uma concentração neste acionista, que resulta numa "reduzida dispersão do capital", ascendendo atualmente o 'free float' a 6,42% do capital social.

"A referida concentração manifesta-se ainda pelo aparente afastamento dos acionistas minoritários da vida societária e institucional" da Sumol+Compal, lê-se no documento.

"A Refrigor não pretende, a curto prazo, dispersar no mercado a participação por si detida na Sumol+Compal nem promover um aumento de capital da Sumol+Compal com recurso a subscrição pública", afirma o acionista.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório