Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Previsão de evolução da economia melhorou com exonerações em Angola

A consultora Eurasia elevou a previsão da evolução de Angola para Positiva no seguimento das exonerações decretadas pelo novo Presidente, considerando que João Lourenço foi "mais rápido que o esperado a lançar as reformas".

Previsão de evolução da economia melhorou com exonerações em Angola
Notícias ao Minuto

08:40 - 27/11/17 por Lusa

Economia Eurasia

"Lourenço avançou rapidamente com grandes reformas desde que chegou ao poder", lê-se numa nota enviada aos investidores, na qual se considera que o antigo Presidente perdeu espaço de manobra para responder ao despedimento dos filhos que ocupavam cargos em empresas do Estado.

No relatório de avaliação das primeiras semanas de João Lourenço no cargo, a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que "para além das mudanças de pessoal, incluindo a remoção da família e dos associados de dos Santos de vários cargos no Governo, o novo Presidente está também a eliminar normas e regulamentos que beneficiavam a família e os seus interesses".

Os analistas escrevem que há dois fatores que garantiram espaço político para estas iniciativas, apontando a "rapidez com que garantiu o apoio dos militares" e por ter conseguido, "ao avançar rapidamente sobre a família dos Santos", assegurar que os críticos da antiga familiar se tornassem os seus novos apoiantes.

Desde que tomou posse, a 26 de setembro, na sequência das eleições gerais de 23 de agosto, João Lourenço procedeu a exonerações de várias administrações de empresas estatais, dos setores de diamantes, minerais, petróleos, comunicação social, banca comercial pública e Banco Nacional de Angola, anteriormente nomeadas por José Eduardo dos Santos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório