Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Oito milhões em bolsas europeias para investigação

O Conselho Europeu de Investigação (CEI) concedeu um total de 8,77 milhões de euros em bolsas a investigadores portugueses, ou a trabalhar em Portugal, confirmou hoje à agência Lusa a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Oito milhões em bolsas europeias para investigação
Notícias ao Minuto

21:35 - 15/07/13 por Lusa

Economia FCT

No âmbito dos concursos do CEI, foram atribuídas quatro bolsas ("Starting Grants") a jovens investigadores portugueses, uma outra a um investigador checo residente em Portugal e recomendada ainda a atribuição de uma sexta bolsa a um investigador português na Alemanha.

Os valores das bolsas oscilam entre os 1,367 milhões de euros e os 1,462 milhões, perfazendo um total de 8,770 milhões de euros.

Os quatro investigadores portugueses contemplados, em instituições nacionais, são Mara Guadalupe, da Universidade de Aveiro, com 1,386 milhões de euros, no âmbito das "Engenharias", Marta Moita, da Fundação Champalimaud, com 1,412 milhões de euros para um projeto na área das "Ciências da Vida", e Carla Santos, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, com 1,378 milhões de euros, e Ana Cristina Santos, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra, com 1,462 milhões de euros, para projetos de "Ciências Sociais".

Na área das "Ciências da Vida" foi ainda distinguido um investigador estrangeiro residente em Portugal, Reto Gassman, de origem checa, do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, com uma bolsa de 1,367 milhões de euros.

Na mesma área - "Ciências da Vida" -, foi recomendada a atribuição de uma bolsa de 1,370 milhões de euros ao português Nuno Raimundo, a trabalhar na Universidade de Goettingen, na Alemanha.

As bolsas do CEI, atribuídas com o apoio da União Europeia, financiam a "investigação de ponta" no espaço europeu, tendo por objetivo apoiar jovens cientistas, líderes de novas equipas de investigação.

O concurso para as "Starting Grant" de 2013 recebeu mais de 3.300 candidaturas, tendo conseguido financiamento apenas cerca de dez por cento dos projetos apresentados a concurso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório