Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

IGCP mais do que duplica valor da última série de Obrigações do Tesouro

O IGCP, que gere a dívida pública portuguesa, mais do que duplicou hoje a oferta das emissões de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), esperando agora captar 1.300 milhões de euros com este produto de poupança.

IGCP mais do que duplica valor da última série de Obrigações do Tesouro
Notícias ao Minuto

21:13 - 21/11/17 por Lusa

Economia Oferta

Numa nota divulgada hoje, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) refere que o seu Conselho de Administração "decidiu aumentar o valor nominal global da emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV)", dos 500 para os 1.300 milhões de euros.

Esta nova série de OTRV, que começou a ser emitida a 15 de novembro com um juro mínimo de 1,10%, destina-se ao público em geral e decorre até terça-feira da próxima semana.

Na altura em que foi lançada, a agência liderada por Cristina Casalinho definiu como objetivo arrecadar 500 milhões de euros com este produto, mas salvaguardou que este valor podia ser aumentado até hoje, o que veio agora a confirmar-se, à semelhança do que tem acontecido em emissões anteriores.

Estas obrigações são emitidas por um período de cinco anos, ocorrendo o reembolso do capital a 05 de dezembro de 2022, o que dará aos seus titulares o direito a receber uma taxa de juro variável e igual à Euribor 6 meses acrescida de 1,10%, com uma taxa de juro mínima de 1,10%.

O pagamento dos juros será feito semestralmente a 05 de junho e a 05 de dezembro de cada ano.

Esta é a sexta série de OTRV que o IGCP lança desde abril de 2016, altura desde a qual tem vindo a baixar a taxa de juro mínima paga aos subscritores: começou em 2,2%, baixando sucessivamente até à série anunciada agora, que tem um juro mínimo de 1,1%.

À semelhança de outros instrumentos de retalho, a emissão das OTRV promove a aplicação da poupança de médio e longo prazo dos aforradores em títulos de dívida com características idênticas às Obrigações do Tesouro, embora com remuneração variável.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório