Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Como ensinar aos mais novos o que são os impostos? Com um jogo, claro

A Taxlandia é a nova ferramenta didática da União Europeia, que usa o conceito dos jogos de estratégia para explicar conceitos de governo, distribuição de rendimentos e fiscalidade.

Como ensinar aos mais novos o que são os impostos? Com um jogo, claro
Notícias ao Minuto

09:36 - 21/11/17 por Bruno Mourão

Economia Aplicação

Parabéns, acabaste de ser nomeado Primeiro-Ministro da Taxlândia. Mas se achavas que ganhar as eleições era a parte mais complicada, espera até saberes as tuas obrigações. 

Esta é a premissa que serve de base ao novo jogo da União Europeia, criado para explicar aos mais jovens alguns conceitos complicados que estão envolvidos na gestão nacional. A cobrança de impostos, a gestão do dinheiro público, o investimento em várias áreas da sociedade, a manutenção de um país seguro e feliz são apenas alguns dos temas que os jogadores terão de gerir, com nível de complexidade ajustado à idade. 

Para as crianças com 9 a 12 anos, a dificuldade é a mais baixa, mas os desafios aumentam nos outros dois níveis: 13 aos 17 anos, e 18 aos 25 anos. 

Os jogadores são responsáveis por gerir a Taxlândia, um país com pouco mais de 500 mil habitantes que viveu anos de forte crescimento graças ao turismo e aos impostos simpáticos, mas que precisa agora de uma mão mais forte no aspecto fiscal para voltar aos tempos de prosperidade. 

Graças a um Orçamento do Estado em formato virtual, os jogadores podem escolher o nível de impostos cobrados e dividir as receitas como quiserem pelas áreas mais importantes da sociedade: Administração Pública, saúde, educação, turismo, empresas privadas, cultura e artes. 

O grande desafio, tal como na vida real, é manter o delicado equilíbrio entre felicidade e segurança dos cidadãos e contas estáveis, sem comprometer os resultados finais. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório