Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Quase 50 suspeitos detidos por corrupção na petrolífera estatal PDVSA

Quase 50 administradores da estatal Petróleos da Venezuela (PDVSA) foram detidos pelas autoridades venezuelanas e acusados de corrupção na petrolífera, anunciou hoje o Ministério Público.

Quase 50 suspeitos detidos por corrupção na petrolífera estatal PDVSA
Notícias ao Minuto

23:43 - 20/11/17 por Lusa

Economia Venezuela

"Quase 50 gerentes foram detidos por corrupção contra a indústria petrolífera", disse o procurador-geral, designado pela Assembleia Constituinte, Tarek William Saab.

O anúncio teve lugar na XXV Assembleia Anual de Ministérios Públicos Ibero-americanos, que decorre na Argentina, durante a qual precisou que seis dos detidos desempenhavam cargos de alto nível.

As detenções tiveram lugar depois de identificada uma rede de corrupção contra a PDVSA, no âmbito de uma investigação que procura sanear aquela indústria e "desmantelar as mafias que têm causado dano patrimonial à economia venezuelana".

Segundo Tarek William Saab foi criada uma rede de procuradores centrados em combater o delito de corrupção transnacional.

Por outro lado, precisou que foram realizadas auditorias a contratos por 35 mil milhões de dólares (30,16 mil milhões de euros), assinados entre 2010-2016 e relacionados com a Faixa Petrolífera do Orinoco (a sudeste do país).

As auditorias permitiram detetar aumentos ilegais de 230% às empresas mistas (capitais públicos e privados) Petrozamora e Petropiar, assim como à filial Bariven, o que causou um grande dano patrimonial ao Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório