Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pensão chega hoje aos reformados da CGA com metade do subsídio de Natal

Os pensionistas da Caixa Geral de Aposentações (CGA) recebem esta sexta-feira, com a sua pensão, metade do subsídio de Natal, depois de quatro anos a receberem esta remuneração em duodécimos.

Notícias ao Minuto

06:01 - 17/11/17 por Lusa

Economia Função Pública

Os cerca de 500 mil pensionistas do Estado, segundo o último relatório e contas da CGA, recebem normalmente a reforma ao dia 19 de cada mês, mas como este mês o dia calha num domingo, tanto a pensão como o subsídio são antecipados para o dia útil anterior, isto é, hoje.

No dia 7 de dezembro será a vez dos pensionistas da Segurança Social receberem 50% do subsídio de Natal, pago juntamente com a reforma desse mês, confirmou fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Também no caso dos pensionistas do regime geral da Segurança Social - cerca de 2,3 milhões de pessoas - que recebem habitualmente a reforma ao dia 10 de cada mês, vão ter a pensão e o subsídio antecipados para dia 7, último dia útil anterior à data normal.

Alguns pensionistas da Segurança Social que recebem por vale postal poderão receber antes desta data, uma vez que a emissão dos vales é feita a partir do primeiro dia útil de cada mês e até ao dia 12.

Em causa estão assim cerca de 2,8 milhões de pensionistas, somando os da CGA e os da Segurança Social, que desde 2012 veem o 13.º mês a ser pago, na totalidade, em duodécimos, ou seja, ao longo dos 12 meses do ano.

Este ano, as regras alteraram-se, com metade da prestação a ser paga em janeiro, em duodécimos, sendo a outra metade paga agora.

No próximo ano, o subsídio de Natal será pago por completo nos meses de novembro e dezembro a todos os pensionistas.

"Voltaremos assim a ter uma forma normal de pagar as prestações aos pensionistas. O subsídio de Natal será pago como sempre foi: próximo do Natal", diz o ministro Vieira da Silva, no vídeo publicado no portal do Governo, a explicar as alterações.

Com o pagamento de metade do subsídio de Natal deverá ainda ser feito um acerto, já que a maior parte das pensões (de valor até 842 euros) foram, entretanto, atualizadas em 0,5% em janeiro. Além disso, em agosto, houve um aumento extraordinário de seis ou dez euros para as pensões até 632 euros, consoante tenham ou não sido atualizadas entre 2011 e 2015.

Porém, fonte oficial do Ministério não esclareceu sobre este eventual acerto.

Os funcionários públicos na próxima semana também recebem metade do subsídio de Natal, juntamente com o salário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório