Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Grandes empresas portuguesas perderam poder nas exportações e importações

O boletim divulgado esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostra que o comércio internacional é menos monopolizado, mas a importância das grandes marcas continua a ser grande.

Grandes empresas portuguesas perderam poder nas exportações e importações
Notícias ao Minuto

11:53 - 16/11/17 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

As 100 maiores empresas do comércio internacional português eram, no final de 2016, responsáveis por cerca de 40% das exportações e importações em Portugal. Esta é a conclusão do Instituto Nacional de Estatística, que divulgou esta quinta-feira o estudo 'Comércio Internacional por Características das Empresas'. 

"Na globalidade das exportações de bens continuou a evidenciar-se uma significativa concentração do valor transacionado num número reduzido de empresas em 2016. As 5 maiores empresas exportadoras de bens foram responsáveis por 13,3% do valor exportado (-2,6 pontos percentuais face a 2015), as 10 maiores por 18,2% (-2,3 pontos percentuais), as 100 maiores por 41,9% (-1,8 pontos percentuais) e 2/3 das exportações foram efetuadas pelas 500 maiores empresas (-0,1 pontos percentuais)", explica o INE, ante de salientar que existem aspetos positivos nestas variações. 

"Apesar de permaneceram significativos, os níveis de concentração do valor transacionado num número reduzido de empresas diminuíram em 2016 face ao ano anterior, quer nas exportações quer nas importações de bens. A maioria das empresas continua a transacionar bens apenas com um país, mas as empresas com maior diversificação de mercados (pelo menos 20 países parceiros) asseguraram a maior parte do valor transacionado: 41,6% nas exportações e 25,9% nas importações." 

Se quiser descobrir mais dados sobre as empresas nacionais e o comércio externo, consulte o relatório completo do INE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório