Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal fecha leilão de dívida com juros em novos mínimos históricos

Os títulos de dívida de curto prazo seguiram o exemplo das Obrigações a 10 anos e obtiveram os juros mais baixos da história.

Portugal fecha leilão de dívida com juros em novos mínimos históricos
Notícias ao Minuto

10:55 - 15/11/17 por Bruno Mourão

Economia Mercado

As taxas de juro dos Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses desceram hoje para o valor mais baixo de sempre na emissão de dívida organizada pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública [IGCP].

A página do IGCP na agência Bloomberg revela que foram colocados os 1,5 mil milhões de euros previstos nas mãos de investidores, com taxas historicamente negativas em ambos os prazos.

Os Bilhetes do Tesouro a 12 meses terão rendido cerca de 1,1 mil milhões de euros ao Estado português, com uma taxa de juro média de -0,349%, ainda menos do que o anterior mínimo de -0,345% registado a 20 de setembro deste ano.

Nos títulos a seis meses, o valor total colocado foi de 400 milhões de euros e os juros ficaram numa média de -0,400%, um novo mínimo que ultrapassa os -0,363% conseguidos no mesmo dia 20 de setembro.

Em ambos os casos, a procura foi mais do dobro da oferta, e no caso dos bilhetes a seis meses, houve quase três vezes mais interesse do que o valor disponibilizado em Bilhetes do Tesouro.

Mantendo-se o calendário de financiamento previsto pelo IGCP, esta terá sido a derradeira emissão de dívida pública portuguesa em 2017.

[Notícia atualizada às 11h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório