Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Crescimento de Portugal aumenta 0,5% do PIB no terceiro trimestre

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o crescimento real continua em rumo ascendente.

Crescimento de Portugal aumenta 0,5% do PIB no terceiro trimestre
Notícias ao Minuto

09:32 - 14/11/17 por Bruno Mourão

Economia INE

A economia nacional continua a seguir um caminho de expansão, dando sinais animadores que permitem antecipar um resultados final robusto em 2017.

Num destaque estatístico divulgado esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística revela que "comparativamente com o 2º trimestre de 2017, o PIB aumentou 0,5% em termos reais" entre junho setembro, um valor que é superior em 0,2 pontos percentuais à aceleração registada nos três meses anteriores.

"O contributo da procura externa líquida para a variação em cadeia do PIB passou de negativo a positivo, observando-se um aumento das Exportações de Bens e Serviços superior ao das Importações de Bens e Serviços. O contributo da procura interna diminuiu ligeiramente no 3º trimestre, devido à redução do Investimento, tendo o consumo privado aumentado (variação negativa no trimestre anterior)", revela o INE.

Na comparação com o terceiro período do ano passado, o crescimento da economia portuguesa foi de 2,5% do PIB, uma ligeira redução face ao aumento de 3% registado no segundo trimestre. Ainda assim, os resultados do crescimento real são positivos, um dado que mostra a continuação da tendência positiva na economia nacional.

Na comparação homóloga, o INE dá nota de algumas variações nos fatores subjacentes: "O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, verificando-se uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do Investimento. O contributo da procura externa líquida foi negativo, contrariamente ao registado no trimestre anterior, refletindo a desaceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços e a aceleração das Importações de Bens e Serviços".

Este foi o 16º trimestre consecutivo de crescimento homólogo em Portugal, uma série positiva iniciada no quarto trimestre de 2013 e que teve os pontos mais altos nos nove primeiros meses deste ano.

[Notícia atualizada às 9h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório