Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Patrões têm de entender: "Bons trabalhadores fazem-se com bons salários"

Sousa Tavares considera que o discurso do ministro das Finanças, nas conferência na Ordem dos Economistas, esconde verdades que não são otimistas.

Patrões têm de entender: "Bons trabalhadores fazem-se com bons salários"
Notícias ao Minuto

21:05 - 13/11/17 por Andrea Pinto

Política Sousa Tavares

"Sabemos que vêm aí tempos melhores, para a economia europeia. Mas os tempos melhores virão associados a um ciclo de taxas de juro mais elevadas". Estas foram as palavras que o ministro Mário Centeno proferiu na abertura na conferência anual da Ordem dos Economistas sobre o Orçamento do Estado para 2018 e que mereceram, esta noite, a análise de Miguel Sousa Tavares.

Para o comentador do 'Jornal da Noite' da SIC esta não é uma perspetiva favorável e é “pena que Centeno não o diga na Assembleia em frente aos parceiros do Governo porque eles estão sempre a pedir mais e mais despesa e ao mesmo tempo uma solução para a dívida. E nesse aspeto não é otimista”.

Nesse mesmo evento, o ministro das Finanças falou ainda sobre "o crescimento do salário médio em Portugal nos últimos tempos" e sobre aquela que diz ter sido "a maior redução do desemprego desde o século passado".

Mais uma vez, Sousa Tavares afirma que o que Centeno “disse diverge do que diz a Comissão Europeia sobre a qualidade do trabalho” no país.

“Desde que este Governo está em funções criou 241 mil empregos novos, o que é diferente de diminuir desemprego”, porque não são empregos qualificados. Neste sentido considera que é verdade que o “salário mínimo tem crescido mas a produtividade tem decrescido”, o que significa que “o salário não acompanha a produtividade”

É preciso que os empregadores entendam que bons trabalhadores fazem-se com bons salários”, atirou, considerando que este é um problema "cultural".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório