Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

BCP com lucros de 133 milhões nos primeiros nove meses do ano

Os resultados são comparados com prejuízo de 221 milhões do mesmo período do ano passado.

BCP com lucros de 133 milhões nos primeiros nove meses do ano
Notícias ao Minuto

17:06 - 13/11/17 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia BCP

O BCP registou nos primeiros nove meses deste ano um resultado líquido de €133,3 milhões, que se comparam com 251,1 milhões de prejuízo no mesmo período do ano passado.

A entidade liderada por Nuno Amado disse, na apresentação ao mercado, que o resultado beneficiou "da expansão contínua do resultado 'core', que se cifrou em 823,2 milhões nos primeiros nove meses de 2017".

O BCP designa 'resultado core' à soma de margem financeira e comissões e descontando os custos operacionais.

O banco indicou ainda que, até setembro, reduziu os ativos problemáticos e não produtivos em Portugal (em que se inclui o crédito malparado) para 7.168 milhões de euros, já cumprindo o objetivo que tinha de chegar até final do ano com estes ativos abaixo de 7.500 milhões de euros.

Na atividade em Portugal, o banco deu até setembro lucros de 800 mil euros, "apoiado na diminuição das imparidades e provisões e na expansão do resultado 'core'", diz o BCP.

Já a Polónia gerou 117,8 milhões de euros, menos 9,6% do que no mesmo período de 2016.

Contudo, é de salientar que o ano passado o banco quando teve mais-valias da venda da Visa Europe. Na Polónia, penalizou ainda os resultados o novo imposto sobre a banca polaca.

Já em Angola, o banco liderado por Nuno Amado conseguiu 24,4 milhões de euros, menos 14,4% do que até setembro de 2016, enquanto em Moçambique a operação deu 60,5 milhões de euros, mais 16,9% face ao período homólogo.

Contudo, os resultados de operações internacionais têm de ser descontadas de interesses minoritários de Polónia e Moçambique, pelo que o resultado líquido das operações internacionais foi de 131,3 milhões de euros entre janeiro e setembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório