Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Aproxima-se ciclo com taxas de juros "mais elevadas"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou hoje em Lisboa para o ciclo de taxas de juros "mais elevadas" que pode estar a chegar, em consequência de uma melhoria da economia da Europa.

Aproxima-se ciclo com taxas de juros "mais elevadas"
Notícias ao Minuto

12:25 - 13/11/17 por Lusa

Economia Mário Centeno

"Sabemos que vêm aí tempos melhores, para a economia europeia. Mas os tempos melhores virão associados a um ciclo de taxas de juro mais elevadas", disse o ministro na abertura na conferência anual da Ordem dos Economistas sobre o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).

Mário Centeno disse ainda que "o ciclo de taxas baixas vai ser alterado" e que o Governo tem de tomar medidas para prevenir eventuais consequências.

"Não podemos chegar a esse momento sem ter a dívida, em percentagem do PIB [Produto Interno Bruto], a cair", afirmou o governante, explicando que o executivo prevê, por essa razão, um aumento da despesa "moderado e controlado".

Mário Centeno falou ainda sobre "o crescimento do salário médio em Portugal nos últimos tempos" e sobre aquela que diz ter sido "a maior redução do desemprego desde o século passado", e lembrou que os números mais recentes dão conta de três quartos do emprego criado ser emprego estável e não contratos a prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório