Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aumento da inflação vai levar a portagens mais caras. Saiba o que muda

O relatório de inflação de outubro divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística permite antecipar uma revisão em alta das portagens portuguesas.

Aumento da inflação vai levar a portagens mais caras. Saiba o que muda
Notícias ao Minuto

11:58 - 13/11/17 por Bruno Mourão

Economia INE

Janeiro de 2018 vai ser, como é habitual no início do ano, um mês de aumentos. No mesmo dia em que foram divulgados os números da inflação de outubro, é possível calcular a revisão dos preços das portagens utilizado com base estes mesmos números. 

No espaço de dois dias, ou seja, até quarta-feira dia 15 de novembro, a Brisa e a Infraestruturas de Portugal têm de apresentar uma proposta de aumentos baseada na inflação sem contar com o segmento da habitação. Tendo em conta que este fator terminou outubro nos 1,24%, essa será a dimensão máxima da revisão. 

Os aumentos serão feitos de acordo com as regras definidas nos contratos de concessão, que implicam aumentos em múltiplos de cinco cêntimos de acordo com arredondamentos. Na prática, isto implica que em portagens onde a taxa de 1,24% dite uma revisão de 2,5 cêntimos, o aumento será de cinco cêntimos e nas portagens onde a taxa dite um aumento inferior a isso, o arredondamento será para zero.

No caso das pontes de Lisboa – Vasco da Gama e 25 de Abril –, a Lusoponte utilizará como referência a taxa de inflação homóloga de setembro, o que significa que o aumento estará limitado a 1,19%. 

Este será o segundo ano consecutivo de aumentos nas portagens das autoestradas e nas pontes de Lisboa, depois de uma estabilidade relativa nos anos anteriores devido à falta de inflação. 

[Notícia atualizada às 12h10]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório