Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Está a chegar o maior dia de compras do planeta. E não é a Black Friday

É já amanhã que a China repete o festival que bate recordes todos os anos. Nem o dia de maior consumo nos Estados Unidos consegue competir com a dimensão do Dia dos Solteiros.

Está a chegar o maior dia de compras do planeta. E não é a Black Friday
Notícias ao Minuto

09:33 - 10/11/17 por Bruno Mourão

Economia Comércio

Uma data escolhida pelo valor simbólico tornou-se nas últimas duas décadas um símbolo do consumismo na China e assumiu-se como o maior dia de compras em todo o planeta. 

Em 1993, a Universidade de Nanjing começou a celebrar o Dia dos Solteiros para dar uma oportunidade aos estudantes sem parceiros de celebrar o próprio estatuto. O dia 11 de novembro foi escolhido porque é a única data do ano com quatro dígitos que simbolizam os solteiros - 11/11. 

Graças ao gigante do comércio online Alibaba, a data transformou-se numa celebração material dos solteiros, com grandes descontos em produtos que permitem compras únicas. Este ano, a empresa liderada por Jack Ma vai ter promoções em mais de 15 milhões de artigos, contando com a concorrência de maras nacionais e internacionais na luta pelo dinheiro dos chineses. 

No ano passado foram batidos recordes históricos de vendas e este ano espera-se ainda mais: em 2016, a Alibaba vendeu cerca de 4,3 mil milhões de euros em produtos na primeira hora do Dia dos Solteiros, e durante as 24 horas de promoções, conseguiu arrecadar 15,2 mil milhões de euros. Para ter noção da dimensão destes números, a Black Friday e a Cyber Monday, os maiores dias de compras no resto do mundo, não conseguem gerar o mesmo valor em conjunto. 

Depois de no ano passado ter realizado uma enorme festa com artistas chineses e grandes estrelas mundiais como Kevin Spacey, a Alibaba vai fazer uma aposta ainda mais forte num espetáculo que deverá ter mais do triplo das audiências do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. 

Mesmo que não viva na China, pode tentar aproveitar as promoções, mas prepare-se para uma batalha com o seu computador devido ao elevado número de visitas aos sites. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório