Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

É cliente MillenniumBCP? Tenha atenção aos emails fraudulentos

É uma prática frequente e, apesar dos alertas, pode ainda induzir os clientes em erro. Foi o caso de um leitor do Notícias ao Minuto.

É cliente MillenniumBCP? Tenha atenção aos emails fraudulentos
Notícias ao Minuto

17:33 - 09/11/17 por Ana Lemos

Economia Phishing

O MillenniumBCP tem conhecimento de que “vários clientes”, e até não clientes, “têm recebido mensagens de correio eletrónico”, alegadamente enviadas pelo banco mas que, na verdade, são apenas emails fraudulentos, resultantes de ação de ‘phishing’.

Foi o que aconteceu a um leitor do Notícias ao Minuto que recebeu um email cujo assunto referia ‘Millennium BCP Aviso Importante (94777) número’. Nele podia ler-se que o cliente tinha “uma nova mensagem na Caixa de Entrada do NetBanco” e que para visualizá-la teria de fazer “logon no Homebanking”.

O que acontece a seguir? “Ao aceder ao link é apresentada uma página de login, semelhante à apresentada pelo MillenniumBCP, mas localizada noutro endereço (URL)”, a qual indica que o banco está a atualizar os dados dos nossos clientes.

Porém, o objetivo é que o cliente insira quatro posições do seu Código de Acesso Multicanal (código de acesso à conta) e de seguida mais três posições para, posteriormente, efetuar um suposto pagamento em falta”, neste caso no valor de mil euros, cuja entidade e referência são enviadas por SMS.

Felizmente, aqui chegados, este cliente estranhou e decidiu contactar o MillenniumBCP. Apesar de não ter realizado o pagamento, teve de suspender e alterar o seu Código de acesso ao HomeBanking.

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o MillenniumBCP afirma que, infelizmente, estes casos ainda são recorrentes. Neste sentido reforça os alertas para que os clientes da instituição estejam atentos, nomeadamente a estas questões:

- verificar se o endereço se inicia por https://ind.millenniumbcp.pt/ (no acesso a Particulares) e https://corp.millenniumbcp.pt;

- não esquecer que o Millennium BCP não envia mensagens de correio eletrónico com links;

- e que, o acesso ao site do é efetuado com o Código de Utilizador e três dígitos aleatórios do Código de Acesso Multicanal não sendo, nunca, solicitada a instalação de software/aplicações de segurança.

Consulte aqui alguns destes exemplos de emails fraudulentos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório