Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Dia corre bem para contactos mas nem tanto para captar investidores

Alguns dos expositores empreendedores contactados pela Lusa na Web Summit, em Lisboa, convergem na ideia de que o dia está a ser bom para contactos e trocas de experiências, mas não para financiamento de novos investidores.

Dia corre bem para contactos mas nem tanto para captar investidores
Notícias ao Minuto

15:04 - 09/11/17 por Lusa

Economia Web Summit

"O que vale a pena é ir de pessoa em pessoa, o grande foco é a troca de conhecimentos e de experiência, de dificuldades comuns e como as ultrapassar", disse o 'designer' Pedro Grisotti, da MINT Interactive Lab, uma empresa de criação de materiais de comunicação para as empresas.

"Vemos pessoas que podem vir a ser parceiras, que estão interessadas em representar o nosso produto, trocamos experiências, dificuldades comuns, como a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada, dicas de empresas de 'outsorcing', é isso que realmente vale a pena aqui", disse o 'designer' brasileiro à Lusa, considerando que há poucos investidores a percorrer os pavilhões.

Na mesma linha, o diretor executivo da ZYGON, Lucas Reis, diz ter conseguido reuniões, contactos e muitos cartões de visita para futuros potenciais negócios.

"Conseguimos exatamente o que queremos, contacto com parceiros, conversas potenciais para geração de negócios, valeu muito a pena o investimento aqui", disse o diretor da empresa de venda automatizada de anúncios focada em 'sites' locais para empresas mundiais.

Numa volta pelos quatro pavilhões, é possível encontrar muitos empreendedores à procura de financiamento, mas também jovens empresários que percorrem esta exposição tecnológica simplesmente a ver o que o mercado anda a fazer.

"Viemos aqui à procura de inspiração e estamos a encontrá-la", disse à Lusa Yara Letarte, sócia da Maison Jeanne, uma empresa de venda de malas e material de viagens específico para mulheres.

"Não estamos na fase de procurar financiamento, mas sim de olhar para o mercado e ver potenciais parceiros e áreas de negócio que possam casar bem com aquilo que fazemos, que é tentar tornar as viagens das mulheres o mais prático e confortável possível", acrescentou.

Mas se há quem venha pela primeira vez à procura de inspiração, também há os veteranos destas exposições tecnológicas, como o diretor tecnológico da Opensoft, a empresa que, entre outras coisas, fornece alguns sistemas informáticos para a Autoridade Tributária.

"No ano passado tínhamos oferta mais dispersa, apresentávamos a empresa fornecedora de soluções informática, mas este ano apresentamos um produto específico e depois exploramos outras hipóteses de negócio", disse Ricardo Caetano à Lusa.

Lembrando a experiência na Web Summit na Irlanda, e também no ano passado, já em Lisboa, o responsável considera que foi atingido "um nível em que já há demasiada coisa a acontecer, uma pessoa não se consegue focar em coisas concretas".

A dispersão, de resto, também é apontada por Gilberto Carvalho, da Soupop, para quem as palestras "são muito rápidas e não permitem aproveitar bem os oradores".

Estes 'speakers', acrescenta, "são muito interessantes, e para contactos é fantástico, mas o conteúdo é pouco absorvido, porque são muito rápidas e superficiais".

A Web Summit termina hoje, no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, duas mil 'startups', 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório