Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Em 2018, OIT põe fim a laços com a indústria tabaqueira

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou hoje que vai romper os laços com a indústria tabaqueira, de quem recebia financiamento através de dois programas para lutar contra o trabalho infantil no cultivo de tabaco.

Em 2018, OIT põe fim a laços com a indústria tabaqueira
Notícias ao Minuto

14:27 - 09/11/17 por Lusa

Economia Financiamento

O órgão executivo da OIT "decide que (...) não aceita mais financiamento da indústria do tabaco e que as alianças de colaboração público-privada existentes com a indústria tabaqueira não serão renovadas depois de vencerem (em 2018)", assinalou a organização num documento adotado no final de uma reunião.

A cooperação entre a OIT e a indústria do tabaco envolve dois programas com um financiamento de 15 milhões de dólares (12,9 milhões de euros) da parte do setor, de acordo com fontes da organização.

Em concreto, a OIT mantém atualmente acordos com Japan Tobacco International (JTI) e com Eliminating Child Labour in Tobacco-growing Foundation (financiada por tabaqueiras) que expiram em junho e em dezembro de 2018, respetivamente.

Na decisão adotada hoje, após vários adiamentos e um complicado debate devido à dificuldade de encontrar consenso, o conselho da OIT pediu ao diretor-geral, Guy Ryder, que tente conseguir financiamento de outra forma.

Mais de 150 organizações de saúde e de luta contra o tabaco tinham escrito aos membros do conselho de administração desta agência da ONU sublinhando que a OIT se arriscava a "manchar a sua reputação e a eficácia do seu trabalho" se não pusesse fim às relações com a indústria do tabaco, criticada igualmente por trabalho infantil.

A OIT tinha explicado até agora as suas ligações com os produtores de tabaco alegando que isso ajudava a melhorar as condições de trabalho de cerca de 60 milhões de pessoas que trabalham no setor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório