Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mário Centeno "muito satisfeito" com descida dos juros da dívida

O ministro das Finanças manifestou-se hoje, em Bruxelas, "muito satisfeito" com "as excelentes condições de financiamento que hoje a economia portuguesa tem", apontando que isso também deixa o Governo ainda mais certo do caminho que está a seguir.

Mário Centeno "muito satisfeito" com descida dos juros da dívida
Notícias ao Minuto

15:30 - 07/11/17 por Lusa

Economia Resultados

Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), num dia em que os juros da dívida portuguesa continuavam a descer para novos mínimos a dois, cinco e dez anos, tendo no prazo mais longo recuado para níveis abaixo dos 2%, Mário Centeno comentou que esta "é uma marca muito relevante, com os diferenciais em relação à Itália e Espanha também em mínimos de muitos, muitos meses".

"Isto é o resultado da condução da política orçamental em Portugal, da capacidade que temos tido em reduzir a dívida", disse, apontando a propósito que "vai concretizar-se, muito brevemente, mais um pagamento antecipado ao FMI, de um valor próximo dos três mil milhões de euros", o que "permite reduzir o custo médio do endividamento, mantendo a maturidade média da dívida e reforçando o que são muito boas condições de financiamento da economia portuguesa".

"Os dados que temos tido, quando comparados com aquilo que era a posição de análise da situação da economia portuguesa há um ano, são extremamente positivos e isso deixa-nos muito contentes e muito certos do caminho que estamos a trilhar", completou.

Os juros da dívida portuguesa continuavam hoje cerca das 11h45 em Lisboa a descer para novos mínimos a dois, cinco e dez anos, tendo no prazo mais longo recuado para níveis abaixo dos 2%.

Cerca das 11h45 em Lisboa, os juros a dez anos estavam a descer para 1,975%, um mínimo desde o início de maio de 2015, contra 2,013% na segunda-feira.

No prazo de cinco anos, os juros também estavam a recuar, para 0,665%, um mínimo de sempre, contra 0,697% na segunda-feira.

Os juros a dois anos estavam a cair para -0,213%, um novo mínimo de sempre, contra -0,201% na segunda-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório