Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Centeno sarcástico para a CFP: "Já é um avanço dizer que se faz o mínimo"

O Ministro das Finanças respondeu ao mais recente relatório do Conselho de Finanças Públicas com sarcasmo, em declarações após a reunião do Eurogrupo.

Centeno sarcástico para a CFP: "Já é um avanço dizer que se faz o mínimo"
Notícias ao Minuto

14:17 - 07/11/17 por Bruno Mourão

Economia Eurogrupo

De Portugal, o Conselho de Finanças Públicas lançou vários avisos num novo relatório em que fala de forma pouco elogiosa da estratégia orçamental assumida pelo Governo para 2018. Em Bruxelas, Mário Centeno lançou farpas e recorreu ao sarcasmo para responder à organização liderada por Teodora Cardoso.

"Já é um avanço dizer que se faz o mínimo para cumprir as regras. As instituições também vão amadurecendo as suas análises", criticou Mário Centeno em resposta às questões dos jornalistas.

O Ministro das Finanças garante que o relatório hoje divulgado "não corresponde" à avaliação feita pelo Governo e explica que "houve um enorme esforço que todos os portugueses fizeram" para recuperar da crise. Agora que o crescimento voltou, o mesmo "tem de ser partilhado com os portugueses".

"O que está ser proposto no Orçamento de 2018 é o mesmo que se tem seguido em 2016 e 2017. Essa avaliação é inequívoca e tem sido feita por várias entidades."

"Análises são isso mesmo. Não são representativas do esforço da política que o Governo tem vindo a implementar", remata Mário Centeno.

Em relação às medidas introduzidas no Orçamento, Mário Centeno garantiu apenas que as propostas estão a ser analisadas e discutidas, abrindo a porta a alterações que "não descaracterizem o Orçamento". Na polémica alteração às regras dos recibos verdes, o Ministro das Finanças admite que "às vezes a formulação original das medidas não é suficientemente clara e as consequências podem ser melhor avaliadas", e que como tal, estão a ser estudadas alternativas.

No final, como admite Centeno, "tudo depende do Parlamento".

[Notícia atualizada às 14h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório