Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Santander Totta não sabe quando será feita integração com Banco Popular

O presidente do Santander Totta disse hoje que não sabe ainda quando será feita a integração com o Banco Popular Portugal, uma vez que ainda faltam autorizações do BCE.

Santander Totta não sabe quando será feita integração com Banco Popular
Notícias ao Minuto

13:39 - 02/11/17 por Lusa

Economia Vieira Monteiro

"Relativamente às datas não sei, estão dependentes das autorizações do Banco Central Europeu (BCE)", afirmou hoje Vieira Monteiro, na apresentação dos resultados do Santander Totta até setembro.

O banco tinha inicialmente dado a indicação de que esperava fazer a compra e fusão com o Banco Popular Portugal até final do ano, contudo, o processo tem vindo a atrasar-se uma vez que são necessárias várias autorizações regulamentares.

Segundo o responsável, neste momento faltam as autorizações para o espanhol Santander (que para já é o dono do Banco Popular Portugal) vender o Banco Popular Portugal ao Santander Totta e ainda a autorização para a futura fusão entre Santander Totta e Banco Popular Portugal.

Contudo, disse, a documentação necessária já foi toda entregue ao Banco de Portugal e BCE.

Em 6 de junho, o Banco Central Europeu (BCE) decretou que o grupo espanhol Banco Popular não era viável e determinou a sua resolução.

O espanhol Santander acordou então comprar Popular pelo preço simbólico de um euro.

Para permitir a compra, o Conselho de Administração do Banco Santander concordou com um aumento de capital de 7,0 mil milhões de euros, que garantirão o capital e as provisões necessários para que o Banco Popular possa operar com normalidade, o que já foi feito.

Esta operação tem impacto em Portugal, uma vez que o Santander Totta irá integrar a operação do Banco Popular Portugal, incluindo os seus 1.000 trabalhadores.

O Santander Totta divulgou hoje que teve lucros de 331,9 milhões de euros entre janeiro e setembro, mais 13% do que face ao mesmo período do ano passado.

Estes resultados não incluem o Banco Popular Popular, que para já ainda pertence ao espanhol Santander. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório