Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Multichoice diz que regresso dos canais da SIC a Angola já não tem data

A operadora de televisão por subscrição Multichoice começou a informar os clientes em Angola que já não retoma hoje a transmissão dos canais da televisão portuguesa SIC através da plataforma internacional DStv, como anunciou anteriormente.

Multichoice diz que regresso dos canais da SIC a Angola já não tem data
Notícias ao Minuto

12:43 - 01/11/17 por Lusa

Economia Operadora

Na informação transmitida à agência Lusa, a empresa refere apenas que "hoje já não será retomada a transmissão" desses canais, o que deverá acontecer "brevemente", mas sem adiantar datas concretas ou explicações para esta alteração.

Na segunda-feira, a mesma operadora tinha começado a informar os clientes que os canais em causa - SIC Internacional e SIC Notícias - regressavam à grelha da DStv em Angola a partir das 10:00 de hoje, nos vários pacotes.

Desde as 23:59 de 05 de junho de 2017 que aqueles dois canais deixaram de ser transmitidos pela DStv, não tendo a empresa adiantado, na altura, explicações para a decisão, referindo apenas que lamentava os "transtornos causados".

A DStv juntou-se então à decisão anteriormente tomada pela operadora Zap, da empresária angolana Isabel dos Santos, pelo que desde junho que não é possível assistir às transmissões daqueles dois canais em Angola.

A Multichoice África fornece serviços de televisão pré-pagos de canais digitais múltiplos contendo canais de África, América, China, Índia, Ásia e Europa, por satélite.

A operadora de televisão por satélite angolana Zap, outra das duas operadoras generalistas em Angola, interrompeu a 14 de março a difusão dos canais SIC Internacional e SIC Notícias nos mercados de Angola e Moçambique, o que aconteceu depois de o canal português ter divulgado reportagens críticas do regime de Luanda.

A operadora portuguesa NOS detém 30% da Zap, sendo o restante capital detido pela Sociedade de Investimentos e Participações, de Isabel dos Santos, filha do ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

Isabel dos Santos chegou a justificar a decisão com os custos da aquisição dos direitos dos dois canais portugueses.

A Zap iniciou a sua atividade no mercado angolano em abril de 2010, e é atualmente a maior operadora de TV por satélite em Angola.

O fim da transmissão dos dois canais da SIC em Angola coincidiu com o clima de pré-campanha eleitoral e o aproximar das eleições gerais de 23 de agosto, às quais já não concorreu José Eduardo dos Santos, Presidente da República desde 1979, tendo sido eleito João Lourenço.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório