Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Cartão de crédito: Saiba como ter o máximo e pagar o mínimo

A queda das taxas de juro no mercado europeu para níveis historicamente baixos criou um ambiente muito favorável para quem pretende recorrer ao crédito. Se ainda não olhou com atenção para os custos do seu cartão, talvez seja esta a hora certa.

Cartão de crédito: Saiba como ter o máximo e pagar o mínimo
Notícias ao Minuto

08:10 - 02/11/17 por Bruno Mourão

Economia Finanças

Vivemos tempos sem par no que toca ao mundo financeiro. As ajudas do Banco Central Europeu para manter a liquidez dos mercados levaram a uma queda continuada nas taxas de juro e criaram um ambiente de baixos custos de financiamento como a Europa nunca tinha visto. 

Durante os últimos cinco anos, os cartões de crédito foram um dos segmentos com maiores quedas nos valores de referência para juros e neste tempo, os novos clientes foram acumulando vantagens que eram simples miragens antes e no auge da crise mundial. 

Para perceber as vantagens de fazer alterações ao cartão, o Economia ao Minuto pediu a ajuda do Comparajá.pt e percebeu que as vantagens das ofertas mais recentes são notórias. 

"De 2010 até ao final de 2012, as taxas máximas estiveram sempre acima dos 30%. Só a partir do primeiro trimestre de 2013 é que se começa a verificar uma diminuição gradual até à atualidade. Enquanto no quarto trimestre de 2012 a TAEG máxima para um cartão de crédito era de 37,3%, esse valor desceu para os 16,1% no quarto trimestre de 2017. Portanto, em quatro anos, o ‘custo do dinheiro’ associado a ter um cartão de crédito caiu aproximadamente 57%", começa por explicar o Comparajá, antes de traçar uma imagem do mercado português. 

"Atualmente ainda existem portugueses que têm cartões de crédito com taxas de juro acima dos 20%, incorrendo em custos acrescidos de forma desnecessária. Basta uma rápida comparação às diferentes ofertas do mercado para perceber que atualmente a TAEG varia entre 10% e 15%. Isto significa que é imperativo que os consumidores procurem soluções mais competitivas para si dada a melhoria das condições neste produto." 

Quando quiser mudar, lembre-se que não é só a TAEG [Taxa Anual Efetiva Global] que importa: ainda que a TAEG defina os juros, o valor das despesas, comissões, impostos e encargos com seguros, é preciso ver o tipo de oferta de cada cartão de crédito em termos de milhas, 'cashback', seguros e outros tipos de benefícios de utilização. 

Se não quiser mudar de banco ou procurar muitas outras ofertas, pode simplesmente ligar para o seu banco e renegociar o cartão de crédito que já tem. Com um simples telefonema, pode conseguir poupanças significativas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório