Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Detetadas mais de oito mil notas contrafeitas em Portugal no 1º. semestre

A quantidade de dinheiro falso a circular continua a representar uma percentagem muito abaixo do total em circulação.

Detetadas mais de oito mil notas contrafeitas em Portugal no 1º. semestre
Notícias ao Minuto

13:59 - 31/10/17 por Bruno Mourão

Economia BdP

Os 20 euros continuam a ser o alvo preferido dos falsificadores de notas de Portugal, enquanto na Europa, a nota de 50 euros ganha vantagem. Nos dados divulgados esta terça-feira, o Banco de Portugal revela que "foram retiradas da circulação 8077 notas contrafeitas de euro" em Portugal durante os primeiros seis meses deste ano. 

A quantidade de notas detetadas em Portugal representa apenas 2,5% do total de notas falsas na zona euro, e a qualidade também não preocupa: "As contrafações detetadas em circulação no primeiro semestre de 2017 são de qualidade regular e podem ser facilmente identificadas, recorrendo apenas a uma observação cuidada dos elementos de segurança da nota de euro, através da metodologia 'Tocar – Observar – Inclinar' e sem necessidade de instrumentos auxiliares de verificação". 

No que toca às moedas, a de 2 euros foi compreensivelmente a mais contrafeita em Portugal e na zona euro, sendo responsável por 66,4% do total no nosso país e por 74% de todas as moedas contrafeitas na zona euro. 

Em terras lusas, foram retiradas de circulação 1.709 moedas contrafeitas no primeiro semestre de 2017. 

Em relação ao mercado português, o estudo do Banco de Portugal revela ainda uma curiosidade: "O Banco de Portugal tem detetado sistematicamente diferenças na qualidade das notas de euro em circulação na região de Lisboa e na região do Porto, os dois centros urbanos considerados na amostragem". 

"O estudo, que contou com o apoio operacional das empresas de transporte de valores (ETV), sugere que a qualidade das notas em circulação é globalmente melhor na região de Lisboa do que na região do Porto, embora não permita, para já, estabelecer um padrão de assimetria da qualidade das notas em circulação." 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório