Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Investir em moedas virtuais: Conheça as vantagens e os riscos

As divisas da internet estão a ganhar cada vez mais adeptos e a onda de euforia está a valer uma escalada histórica. Agora que é fácil comprar este tipo de moedas, será que o deve fazer?

Investir em moedas virtuais: Conheça as vantagens e os riscos
Notícias ao Minuto

09:18 - 31/10/17 por Bruno Mourão

Economia Finanças

Há poucos investimentos que dividam tanto os mercados como as moedas digitais. Lideradas pela bitcoin, estas divisas prometem mudar o mundo com tecnologia inovadora e acumulam ganhos históricos que têm atraído os investidores que procuram ganhos rápidos. 

Muitas empresas estão a aproveitar esta onda de euforia para começar a lançar ICO [Initial Coin Offerings], ou seja, vendas de moedas digitais em troca de investimento, uma forma inovadora de conseguir dinheiro sem abdicar de capital próprio. 

Neste contexto, e tendo em conta que sites como o Coinbase e o Kraken democratizaram a compra de divisas digitais, o MarketWatch foi falar com uma série de especialistas sobre os investimentos neste tipo de produto. As conclusões? É preciso ter cuidado. 

Tendo em conta que a bitcoin vale neste momento quase cinco vezes mais do que no final do ano passado, o potencial de valorização é grande e justifica um olhar atento. Tendo muito dinheiro em carteira, os especialistas referem que pode apostar uma parte do seu dinheiro em bitcoin, ether ou outras moedas populares, mas deve ter sempre consciência do risco. 

Tal como acontece nas ações, só pode investir aquilo que está disposto a perder, para que não perca a sustentabilidade financeira em caso de um 'crash' do mercado. Ainda mais do que no mercado acionista, tem de ter muita calma e estar pronto para variações significativas e constantes nas divisas digitais. O investimento tem de ser feito a longo prazo, mas fique atento às variações demasiado negativas e às comissões cobradas pelas corretoras, que podem retirar-lhe uma parte significativa dos ganhos. 

É preciso igualmente ter a noção de que este é um mercado regulado por si próprio, o que acarreta alguns riscos. Há vários casos de roubos de bitcoins e de chaves de segurança de origem desconhecida, por isso esteja consciente de que existem riscos grandes. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório