Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Altice não tolera tentativas dos concorrentes de politizar compra da TVI

A Altice afirmou hoje que "não tolerará tentativas" dos concorrentes de "desviar o rumo do processo" de compra da Media Capital pela MEO, nem "tentativas de transformar uma transação entre empresas privadas num assunto político".

Altice não tolera tentativas dos concorrentes de politizar compra da TVI
Notícias ao Minuto

20:23 - 30/10/17 por Lusa

Economia Negócio

A Altice emitiu hoje um comunicado em que pretende responder aos seus concorrentes, que acusa de terem um "tom demagógico sobre a operação de compra da Media Capital", bem como clarificar a sua estratégia com esta operação.

Na nota, a Altice afirma que, relativamente ao processo regulatório relativo à aquisição da Media Capital por parte da MEO, "não tolerará tentativas, por parte dos seus concorrentes, de desviar o rumo do processo tal qual previsto nos termos da lei, incluindo tentativas de transformar uma transação entre empresas privadas num assunto político".

Para a empresa francesa, "os comentários feitos em nome da democracia ou outras afirmações igualmente alarmistas feitas por concorrentes" são apenas "tentativas flagrantes de poderosos grupos económicos no sentido de perpetuar o 'status quo'".

A Altice lamenta que estes grupos não tenham hesitado em "atacar e intimidar os reguladores e outros envolvidos no processo, continuando a levar a cabo uma campanha claramente orquestrada contra a perspetivada transação" e dirige a crítica à Sonae.

"É particularmente surpreendente ver um grupo como o Grupo Sonae, que sempre protestou contra a interferência política em processos anteriores em que esteve envolvido e em que falhou os seus objetivos, tentar trazer agora, quando lhe é conveniente, a política para o processo", lê-se no comunicado.

A Altice deixa também uma crítica ao grupo Impresa, ao afirmar que o Grupo Sonae/NOS e a Vodafone, que são os concorrentes mais diretos da Altice no setor das telecomunicações, "têm sido os mais alarmistas nas suas intervenções, com o apoio de alguns meios de comunicação social, entre os quais o Grupo Impresa, que tem sido o promotor mais diligente dessas intervenções".

A francesa considera que está em curso uma "campanha sem precedentes orquestrada pelos [seus] concorrentes" que "apenas serve os interesses próprios dos operadores em causa e não reflete qualquer preocupação pelo bem-estar dos consumidores portugueses ou pelo futuro do setor".

O Conselho Regulador da ERC não conseguiu chegar a consenso sobre a operação de compra da Media Capital pelo grupo Altice, tendo o processo sido remetido para a Autoridade da Concorrência (AdC).

Questionado pela Lusa sobre esta situação, o presidente da Sonae criticou a "não decisão" da ERC sobre a compra da Media Capital pela Altice, afirmando que o negócio "criará condições" para haver indignação com a "descoberta de uma operação 'Marquês' 10 vezes maior", afirmações que levaram a dona da MEO/PT a "avançar com uma queixa-crime" contra o gestor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório