Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de metade dos portugueses admite que não consegue poupar

As famílias portuguesas continuam a ter dificuldades em guardar dinheiro no fim do mês, mesmo com a recuperação económica nacional.

Mais de metade dos portugueses admite que não consegue poupar
Notícias ao Minuto

06:31 - 31/10/17 por Bruno Mourão

Economia Finanças

A média europeia é ainda uma miragem para os portugueses no que toca à poupança mensal. A Intrum Justitia, multinacional especializada em serviços de gestão de crédito, fez um estudo europeu sobre o dinheiro que as famílias guardam, e o panorama em Portugal não é particularmente animador. 

"De acordo com a Intrum Justitia, cerca de 58% dos portugueses não consegue poupar dinheiro todos os meses, enquanto os restantes 42% diz que consegue poupar uma média de 281 euros por mês", explica o comunicado de divulgação dos resultados do estudo. 

O exemplo espanhol é esclarecedor e permite perceber que os hábitos de poupança em Portugal ainda não estão enraizados: "Em Espanha, os números são mais elevados, onde 54% diz conseguir poupar uma média de 375 euros, à semelhança da média europeia, com 50% a responder que as suas poupanças são de 326 euros por mês". 

"Daqueles que conseguem poupar, há mais de 74% dos portugueses que indica que esta poupança se destina a despesas imprevistas. Tal como em Portugal, em Espanha (76%) e na Europa (71%) a preocupação também é poupar para despesas imprevistas." 

Há, ainda assim, boas notícias: a mentalidade parece estar a mudar. 

"A recessão económica também alterou a atitude dos portugueses sendo que 69% reconhecem agora ser mais importante poupar dinheiro. Os portugueses são os que mais alteraram a sua atitude, pois em Espanha apenas 64% o reconhece e na Europa esse número desce para 43%", conclui a Intrum Justitia. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório