Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

CGD vai transferir "dezenas de créditos" no arranque da nova plataforma

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende transferir "algumas dezenas" de créditos para a plataforma de gestão do crédito malparado recentemente lançada, assim que a mesma estiver em funcionamento, avançou hoje Paulo Macedo, líder do banco.

CGD vai transferir "dezenas de créditos" no arranque da nova plataforma
Notícias ao Minuto

21:06 - 27/10/17 por Lusa

Economia Paulo Macedo

"A plataforma foi constituída por três bancos, mas está prevista a possibilidade de outros bancos entrarem. A plataforma está numa fase de tratar da fase logística, das instalações e contratações", afirmou aos jornalistas o gestor, durante a conferência de imprensa de divulgação das contas dos primeiros nove meses do ano.

Numa primeira fase, "queremos transferir algumas dezenas e depois aumentar à medida que a plataforma tenha possibilidade", adiantou, acrescentando que os créditos "só serão transferidos com a segurança que essa estrutura existe".

O Banco Comercial Português (BCP), a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Novo Banco assinaram no final de setembro um memorando de entendimento para a criação de uma plataforma de crédito malparado, que vai permitir uma maior coordenação entre os credores bancários, visando aumentar a eficácia e celeridade nos processos de reestruturação dos créditos e das empresas.

Numa fase inicial, acrescentam, a plataforma vai gerir créditos cujo valor nominal agregado sobre cada devedor elegível seja no mínimo cinco milhões de euros e os ativos geridos pela plataforma permanecerão no balanço dos bancos.

Em meados de setembro, o Governo disse esperar que a plataforma de gestão comum de créditos malparados, que será constituída pelas três maiores instituições financeiras, esteja em funcionamento "no início do próximo ano".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório