Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Finanças anunciam que "estão liquidados 66% do empréstimo do FMI"

Portugal reembolsou esta quarta-feira mais 1.000 milhões de euros do empréstimo do FMI e fará o pagamento de 2.000 milhões até final do ano. Anunciou o Ministério das Finanças.

Finanças anunciam que "estão liquidados 66% do empréstimo do FMI"
Notícias ao Minuto

19:46 - 25/10/17 por Ana Lemos

Economia Ajuda Externa

Hoje, quarta-feira, dia 25 de outubro, Portugal reembolsou, antecipadamente, "mais uma parcela do empréstimo ao FMI, equivalente a 1.000 milhões de euros, que se vencia entre maio e junho de 2020", anuncia o Ministério das Finanças, em comunicado enviado às redações.

Assim sendo, com o pagamento de hoje, "estão liquidados 66% do empréstimo do FMI, de 26.300 milhões de euros", e, garante a tutela, "até final do ano, Portugal vai pagar mais 2.000 milhões, antecipando as amortizações do empréstimo que ocorreriam até novembro de 2020".

O Ministério das Finanças assegura ainda que estes pagamentos "não terão impacto nas emissões de dívida no mercado internacional a realizar ainda em 2017".

"O plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado em 2018 fazendo já parte do programa de financiamento da República", lê-se no documento.

Contas feitas, no final deste ano "estarão também garantidas cerca de 40% das necessidades brutas de financiamento de 2018, incluindo 1.400 milhões de euros de pagamentos ao FMI", concluindo a tutela que o reembolso antecipado "contribui decisivamente para a melhoria da sustentabilidade da dívida, reduzindo o custo desta e permitindo, simultaneamente, uma gestão dos pagamentos mais equilibrada e o aumento da maturidade média".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório