Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Quase todos os portugueses comparam preços antes de fazer grandes compras

Os sites de análise de custos são as grandes armas dos portugueses na hora de comprar, principalmente quando os valores começam a aumentar.

Quase todos os portugueses comparam preços antes de fazer grandes compras
Notícias ao Minuto

07:00 - 24/10/17 por Bruno Mourão

Economia Cetelem

Prudentes e conscientes das alternativas: este é o perfil geral dos compradores portugueses traçado pelo recente estudo Observador Cetelem Consumo 2017. 

"Os dados do Observador Cetelem Consumo 2017 são reveladores de um consumidor nacional que dificilmente compra por impulso um produto cujo valor seja superior a 500€. Perante o inquérito apresentado em 15 países europeus, os portugueses mostram-se os mais hesitantes e prudentes", pode ler-se no comunicado de divulgação enviado para as redações. 

Segundo o trabalho do Cetelem em colaboração com a Kantar TNS, cerca de 97% dos consumidores nacionais comparam preços antes de comprar produtos, um valor que fica sete pontos percentuais acima da média dos restantes países analisados. 

"Os consumidores nacionais são também aqueles que mais refletem antes de comprar, 91% do total, 6% acima da média. Consequência natural deste perfil mais cauteloso, 89% dos consumidores do nosso país hesita antes de comprar, mais 10% que na média dos países inquiridos. Embora abaixo da média global, também uma elevada percentagem de portugueses garante pedir mais cotações antes de adquirir o produto, 72%." 

Parte deste perfil de consumo cauteloso está também visível na elevada percentagem de portugueses que fogem do crédito na altura de comprar: cerca de 63%. 

Do lado contrário do estudo aparecem os dinamarqueses como aqueles que menos comparam preços (apenas 73% dos compradores) e os espanhóis assumem-se como os maiores adeptos do crédito: mais de metade recorre a financiamento para consumir. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório