Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Filiais estrangeiras responsáveis por um quarto dos negócios em Portugal

Apesar de representarem menos de 2% do total de empresas, as representações nacionais de marcas estrangeiras têm um impacto muito superior na economia.

Filiais estrangeiras responsáveis por um quarto dos negócios em Portugal
Notícias ao Minuto

11:27 - 23/10/17 por Bruno Mourão

Economia INE

O Instituto Nacional de Estatística revelou esta manhã o boletim de Estatísticas da Globalização, um relatório onde são incluídos os dados sobre as filiais de empresas estrangeiras a operar em Portugal. 

Em termos de peso no número total de empresas a operar em Portugal, as filiais estrangeiras representam apenas 1,7% das sociedades não financeiras, um valor quase residual que esconde a verdadeira importância destas marcas para a economia nacional. 

"No setor empresarial não financeiro, em 2016, estas filiais representaram 25,6% do volume de negócios, 24,7% do VAB total e 15,1% do pessoal ao serviço (25,3%, 24,7% e 15,2% respetivamente em 2015)", esclarece o INE, antes de mostrar que o crescimento global das empresas estrangeiras foi superior ao das companhias nacionais: "Registaram-se taxas de crescimento nominais de 3,0% no volume de negócios, 5,5% no VAB e 2,9% no pessoal ao serviço. Para as mesmas variáveis e pela mesma ordem, as sociedades nacionais registaram crescimentos de 1,8%, 5,3% e 3,4%". 

Três quartos das filiais estrangeiras a operar em Portugal são de marcas com sede na União Europeia, com três países a assumirem os papéis principais no mercado português: a Alemanha, França e Espanha. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório