Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Orçamento cabo-verdiano prevê baixa de imposto sobre rendimentos

Cabo Verde terá em 2018 um orçamento de Estado de cerca de 550 milhões de euros, num ano em que o Governo prevê baixar os impostos sobre rendimentos e estima um crescimento económico de 5,5%.

Orçamento cabo-verdiano prevê baixa de imposto sobre rendimentos
Notícias ao Minuto

17:59 - 19/10/17 por Lusa

Economia IUR

As linhas gerais do orçamento de Estado para 2018 foram apresentadas hoje, em conferência de imprensa, pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Elísio Freire, após a reunião semanal do executivo.

O documento prevê uma redução de 1% no Imposto sobre Rendimentos (IUR) para rendimentos até 725 euros, a manutenção da dívida pública nos 132% do Produto Interno Bruto (PIB) e um défice de 3,1%.

Com um montante global de 60 mil milhões de escudos (554 milhões de euros), o orçamento do próximo ano representa um aumento em relação ao exercício orçamental deste ano, que era de 56 mil milhões de escudos (cerca de 508 milhões de euros).

O OE2018 prevê que o crescimento do PIB chegue aos 5,5% no próximo ano, acima das previsões do FMI e Banco Mundial que rondam os 4%.

O FMI apontou recentemente para um crescimento de 4,1% em Cabo Verde até 2022.

Fernando Elísio Freire apontou a redução da carga fiscal como "uma das grandes medidas do orçamento", adiantando que abrangerá 80% dos contribuintes individuais.

A proposta do orçamento de Estado vai ser entregue sexta-feira no Parlamento, pelo ministro das Finanças, Olavo Correia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório