Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Novo Banco regressa à esfera privada três anos após resolução do BES

O controlo acionista do Novo Banco voltou hoje às mãos de privados, através da venda de 75% do capital à norte-americana Lone Star, mais de três anos depois da intervenção das autoridades no antigo Banco Espírito Santo (BES).

Novo Banco regressa à esfera privada três anos após resolução do BES
Notícias ao Minuto

08:00 - 19/10/17 por Lusa

Economia Banco

O BES, tal como era conhecido, acabou em 3 de agosto de 2014, quatro dias depois de apresentar um prejuízo semestral histórico de 3,6 mil milhões de euros.

O Banco de Portugal (BdP), através de uma medida de resolução, tomou conta da instituição fundada pela família Espírito Santo e anunciou a sua separação, ficando os ativos e passivos de qualidade num 'banco bom', denominado Novo Banco, e os passivos e ativos tóxicos no BES, o 'banco mau' ('bad bank'), sem licença bancária.

Depois de uma primeira tentativa feita em 2015, o segundo processo de venda do Novo Banco foi concluído com sucesso, com o fundo norte-americano Lone Star a ficar com 75% da entidade e o Fundo de Resolução a manter os restantes 25% do capital.

Cronologia dos principais acontecimentos:

2014

Agosto

- Dia 3:

O BdP toma o controlo do BES e anuncia a separação da instituição em duas.

No chamado banco mau ('bad bank'), um veículo que mantém o nome BES, ficaram concentrados os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas, enquanto no 'banco bom', o banco de transição que foi designado Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos.

Vítor Bento revela que vai liderar o Novo Banco e garante que estão afastadas as "incertezas que ameaçavam a instituição".

- Dia 4:

O primeiro-ministro da altura, Pedro Passos Coelho, considerou que a solução anunciada pelo BdP para resolver os problemas no BES é a que "melhor defende os contribuintes", frisando que foi recebida "favoravelmente" pelo mercado.

O BdP nomeou Luís Máximo dos Santos como presidente do 'bad bank'.

O ex-presidente do BES Ricardo Salgado diz que vai pronunciar-se sobre a intervenção do Estado no banco após a auditoria forense e quando "o tempo e o contexto permitirem uma análise objetiva e serena".

A CMVM começa a investigar a negociação de títulos do BES até ao momento em que as ações foram suspensas para saber se foi usada informação privilegiada na transação dos títulos.

A ministra das Finanças do Governo PSD/CDS, Maria Luís Albuquerque, diz que "tem de haver punições severas" no processo que envolve irregularidades financeiras no BES e que levou ao fim da instituição financeira tal como existia.

A abertura das agências do Novo Banco, que resultou da divisão do Banco Espírito Santo em dois e que representa a parte onde ficaram os ativos bons, decorreu com calma e normalidade.

- Dia 5:

Os bancos portugueses propõem financiar em 635 milhões de euros o Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco, o que permitirá reduzir o montante proveniente do dinheiro da 'troika' para 3,9 mil milhões de euros.

O jornal espanhol El Confidencial noticia que Santander, BBVA e Sabadel avaliam aquisição do Novo Banco.

- Dia 7:

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que as autoridades portuguesas agiram com eficácia no âmbito do caso BES.

A ministra das Finanças afirmou no parlamento que, se o Novo Banco for vendido por um valor inferior ao empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução, caberá aos bancos pagar esse montante. A ministra confirmou também que foi aceite a proposta da banca e que o dinheiro da 'troika' que vai entrar no Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco será reduzido para 3,9 mil milhões de euros.

O governador do BdP, Carlos Costa, afirmou no parlamento que o sistema financeiro nacional esteve "em cima do fio da navalha" no fim de semana em que se decidiu qual a solução a aplicar ao BES.

- Dia 12:

A Moody's atribuiu uma nota B3 à dívida sénior e B2 aos depósitos do Novo Banco, ambos em níveis de lixo, e com perspetiva de novos cortes do 'rating' atribuído.

O crédito de 3,3 mil milhões de euros que o BES tinha concedido ao BES Angola passou para o Novo Banco, disse o Banco de Portugal, acrescentando que o empréstimo passou totalmente provisionado.

O Novo Banco já tem o estatuto de contraparte junto do BCE, acedendo ao financiamento do Eurosistema "em condições de normalidade", segundo o Banco de Portugal.

- Dia 13:

O Novo Banco está a aguardar esclarecimentos do Banco de Portugal para decidir se assume o reembolso da dívida de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) vendida a clientes do BES.

- Dia 14:

O Banco de Portugal disse que o Novo Banco pode vir a reembolsar dívida emitida por empresas do GES vendida aos clientes do BES, mas desde que esse pagamento não ponha financeiramente em causa a instituição.

O Novo Banco diz apresentar na semana seguinte propostas de compra de papel comercial de empresas do Grupo espírito Santo aos clientes que subscreveram esses títulos aos balcões do BES.

O Novo Banco garantiu que todos os trabalhadores que passaram para a nova instituição vão manter os seus direitos e deveres, incluindo o Fundo de Pensões.

- Dia 21:

O Banco de Portugal (BdP) convidou o BNP Paribas Corporate Finance a apresentar uma proposta para ser o assessor financeiro do processo de alienação do Novo Banco.

- Dia 27:

O governador do BdP solicita à administração do Novo Banco a concretização de um plano "sustentável" destinado a atrair investidores que formem "uma estrutura acionista estável" para o desenvolvimento da instituição.

- Dia 28:

O Estado adianta em nome dos bancos os 635 milhões de euros que estes se tinham comprometido emprestar ao Fundo de Resolução para que se procedesse à capitalização do Novo Banco, segundo a APB.

O adiantamento realizado pelo Estado, através do Tesouro, será reembolsado pela banca depois de o acordo estabelecido entre os bancos e o Fundo de Resolução bancário, através do qual os bancos vão conceder um empréstimo, já não de 635 milhões de euros, mas de 700 milhões de euros ao Fundo gerido pelo BdP.

Setembro

- Dia 4:

O Novo Banco vai ser supervisionado diretamente pelo BCE, de acordo com informação divulgada pela instituição, substituindo assim o BES na lista dos bancos portugueses diretamente supervisionados por Frankfurt.

- Dia 13:

Vítor Bento abandona a liderança do Novo Banco pouco tempo depois de ter aceitado liderar o BES, cargo que assumiu por "dever patriótico".

- Dia 14:

O Banco de Portugal confirmou que Eduardo Stock da Cunha foi o escolhido para suceder a Vítor Bento na liderança do Novo Banco, depois de o último ter pedido para deixar o cargo.

- Dia 18:

O novo presidente do Novo Banco disse aos colaboradores que o mandato da administração é criar valor para a instituição "e não a discussão permanente" sobre o modelo ou data de venda.

- Dia 19:

O parlamento aprovou por unanimidade a criação de uma comissão de inquérito ao caso BES por solicitação do PCP.

- Dia 22:

O Novo Banco começa a substituir as fachadas dos mais de 600 balcões do antigo BES no país

Outubro

- Dia 1:

O Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira (SINTAF) e o Sindicato Nacional dos Profissionais de Seguros e Afins (SINAPSA) manifestam-se contra a venda do Novo Banco e da Tranquilidade.

- Dia 8:

A antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, admitiu no parlamento que os bancos participantes no Fundo de Resolução do BES podem vir a ter prejuízos com a operação, entre os quais a CGD, ou seja, no limite, os contribuintes.

O BPI estuda a eventual entrada no processo para a compra do Novo Banco, admitiu o na altura presidente executivo da instituição, Fernando Ulrich.

- Dia 10:

A Autoridade Bancária Europeia divulga os resultados dos testes de resistência realizados a 123 bancos a 26 de outubro, mas adiou o exercício dos testes de stress ao Novo Banco, após a solução adotada para a instituição. E o BCE também adiou os exercícios de avaliação de ativos da instituição.

- Dia 14:

O primeiro ministro, Pedro Passos Coelho, afirmou que, caso haja prejuízos na resolução do Novo Banco, estes serão suportados pelo sistema bancário, podendo o Estado ser afetado indiretamente por deter um banco público.

- Dia 17:

O Estado português comprometeu-se a não injetar mais dinheiro no Novo Banco, que recebeu 4.900 milhões de euros do Fundo de Resolução, na carta que a ministra das Finanças enviou a Bruxelas a propósito do resgate ao BES, revelou a Comissão Europeia.

- Dia 27:

O então presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, admitiu que a aquisição do Novo Banco pode ser uma "excelente" oportunidade para algum dos maiores cinco bancos a operar no mercado português, dadas as sinergias que daí podem resultar.

Já o presidente do Banco Comercial Português (BCP), Nuno Amado, garantiu que o banco não está na corrida à compra do Novo Banco, dizendo que vê com 'bons olhos' o interesse do rival BPI na instituição.

Novembro

- Dia 5:

O presidente do Banco Santander Totta, António Vieira Monteiro, disse que a entidade só ia decidir se avançava para a aquisição do Novo Banco depois de uma análise rigorosa das suas contas, que ainda não estavam disponíveis.

- Dia 17:

O governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, disse esperar até "meio do segundo trimestre" de 2015 as ofertas vinculativas para a compra do Novo Banco.

As ofertas indicativas deverão surgir no começo do próximo ano e as vinculativas entre abril e "meio do segundo trimestre", disse o governador no parlamento, falando na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

- Dia 19:

O Novo Banco solicitou ao Governo e ao Banco de Portugal o adiamento por um ano do reembolso de 3,5 mil milhões de euros de dívida garantida pelo Estado que devia pagar em 2015, revelou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, perante os deputados que integram a comissão de inquérito parlamentar sobre o caso BES.

- Dia 25:

O balanço inicial do Novo Banco, em que constam as informações financeiras e contabilísticas da entidade de transição resultante da intervenção pública no BES, deve estar finalizado na próxima semana, segundo o vice-governador do Banco de Portugal (BdP), José Ramalho, que preside o Fundo de Resolução, que falava no parlamento.

- Dia 27:

O Novo Banco propôs aos clientes uma solução relativa às aplicações feitas através da gestão discricionária de carteiras do BES, que passa pela constituição de depósitos a três e a 10 anos, revelaram à agência Lusa clientes do banco.

A solução, que foi aprovada pelo Banco de Portugal e pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), é semelhante à adotada cerca de um mês e meio antes relativamente às séries comerciais e obrigações sobre títulos (OST), que foi aceite por mais de 90% dos clientes que detinham obrigações não subordinadas/dívida sénior do Banco Espírito Santo (BES).

- Dia 30:

O Espírito Santo Financial Group (ESFG), cuja falência foi decretada em 10 de outubro, avançou com uma ação judicial pedindo a anulação da decisão de criação do Novo Banco.

Dezembro

- Dia 3:

O ativo consolidado do Grupo Novo Banco é de 72.465 milhões de euros, anunciou a entidade, com os capitais próprios a ascenderem a 5,6 mil milhões de euros e o rácio de solvabilidade a 9,2%.

O Novo Banco contava no início de agosto com 25,1 mil milhões de euros em depósitos de clientes, segundo o balanço de abertura, menos 10,8 mil milhões de euros do que no final de junho.

O reconhecimento de imparidades de 2,75 mil milhões de euros da exposição do BES ao BES Angola é responsável por mais de metade do valor de 4,9 mil milhões das necessidades de capital do Novo Banco.

- Dia 4:

O Fundo de Resolução publicou na imprensa um anúncio a informar dos pré-requisitos exigidos aos interessados em comprar o Novo Banco, e que excluem os acionistas do BES nos últimos dois anos.

- Dia 8:

O Novo Banco informou que vendeu o BES Investimento (BESI) à Haitong, empresa chinesa especializada em serviços financeiros, por 379 milhões de euros.

- Dia 16:

O Banco BPI anunciou em comunicado que vai entregar uma manifestação de interesse à compra do Novo Banco.

- Dia 23:

O espanhol Banco Santander formalizou a manifestação do seu interesse na aquisição do Novo Banco

O Banco de Portugal deliberou não transferir "a responsabilidade contraída pelo Banco Espírito Santo perante a Oak Finance Luxembourg S.A." para o Novo Banco, com efeitos retroativos a 03 de agosto passado, uma decisão que "tem um impacto positivo em reservas no Novo Banco de 548,3 milhões de euros".

- Dia 26:

A Goldman Sachs contesta a decisão tomada esta semana pelo Banco de Portugal acerca da não transferência da responsabilidade contraída pelo BES perante a Oak Finance Luxembourg e ameaça recorrer aos tribunais para contrariá-la.

- Dia 30:

Espanhol Banco Popular entra na corrida à compra do Novo Banco

- Dia 31:

Banco de Portugal revela que recebeu manifestações de interesse de 17 entidades para Novo Banco

2015

Janeiro

- Dia 2:

Um grupo de 170 investidores do BES apresentou em 31 de dezembro de 2014 uma queixa-crime contra "desconhecidos e pessoas não identificadas, mas identificáveis" a propósito da medida de resolução aplicada pelo BdP.

- Dia 15:

Novo Banco concretiza venda da Tranquilidade à Apollo

- Dia 22:

Clientes do Novo Banco com papel comercial protestam junto à sede do banco

- Dia 23:

Centenas de acionistas do BES pedem nulidade da transferência de ativos para o Novo Banco

- Dia 26:

Associação de investidores avança com ação judicial contra Patran e Novo Banco

- Dia 27:

Associação de lesados escreve carta ao BdP e anuncia manifestação

- Dia 29:

Fernando Ulrich diz que BPI tem "acionistas fortes" para comprar o Novo Banco

- Dia 30:

FMI admite que venda do Novo Banco pode ser insuficiente para reembolsar Fundo de Resolução

Fevereiro

- Dia 2:

BCP segue com interesse processo de venda do Novo Banco

- Dia 3:

Espanhol Santander diz que comprar não é prioridade mas estuda Novo Banco

- Dia 4:

Santander Totta espera informações sobre Novo Banco para apresentar proposta

- Dia 5:

Novo Banco ainda não encontrou solução para reembolso de papel comercial

Detentores de 1,1 ME de obrigações da ESFG pedem anulação da venda da Tranquilidade

- Dia 10:

Stock da Cunha diz que Novo Banco não tem responsabilidade legal sobre papel comercial

- Dia 12:

Santander Totta aguarda contas do Novo Banco para decidir compra

- Dia 13:

O BdP reafirmou que o Novo Banco não tem que compensar os clientes que compraram papel comercial do GES aos balcões do BES, e que só pode avançar com uma solução se esta não afetar o seu equilíbrio financeiro

- Dia 16:

Banco de Portugal revela que há 15 candidatos que podem apresentar propostas até 20 de março

- Dia 17:

Banco BPI mantém plano para compra do Novo Banco.

BdP mantém a não transferência de responsabilidade do BES para Novo Banco

- Dia 19:

Cinquenta pessoas invadem instalações do Novo Banco em Coimbra

- Dia 20:

CMVM reforça que Novo Banco deve compensar lesados do papel comercial

- Dia 26:

Quarenta clientes lesados e tendas de campismo invadem Novo Banco em Braga

Stock da Cunha antecipa que Novo Banco deve regressar aos lucros em 2016

Março

- Dia 4:

Vinte pessoas invadem instalações do Novo Banco em Leiria

- Dia 9:

O Novo Banco registou um resultado líquido negativo de 467,9 milhões de euros desde que foi criado, em agosto de 2014, na sequência da resolução do BES, até ao final do ano passado

Novo Banco vai pagar 800 milhões a emigrantes com dívida do BES

Novo Banco recupera 4,2 mil ME em depósitos até dezembro

Presidente da APB realça oportunidade única para interessados na compra do Novo Banco

- Dia 12:

Cerca de 100 pessoas invadem instalações do Novo Banco em Viseu

- Dia 17:

Presidente do BPI teme risco sistémico se Novo Banco for vendido a preço baixo

Paulo Portas diz que Novo Banco tem agora melhores condições para ser vendido

- Dia 20:

Santander apresenta proposta de compra pelo Novo Banco

- Dia 24:

Sete entidades apresentaram propostas não vinculativas para a compra do Novo Banco, anuncia Carlos Costa

Carlos Costa diz que é "ilegal" Novo Banco assumir perdas do papel comercial na sua audição na comissão de inquérito ao BES

- Dia 25:

"Eventual encargo" com venda do Novo Banco não tocará aos contribuintes - ministra Maria Luís Albuquerque

Abril

- Dia 3:

PS defende que Novo Banco deve reembolsar lesados do papel comercial

- Dia 9:

Manifestantes ultrapassam barreira policial e entram na sede do Novo Banco em Lisboa

- Dia 16:

Lesados descem Rua Augusta em Lisboa em direção a balcão do Novo Banco

- Dia 17:

BdP revela que cinco entidades podem avançar com propostas vinculativas para a compra do Novo Banco

- Dia 18:

Novo Banco vai acionar "meios legais" contra participantes nos protestos dos lesados

- Dia 24:

BdP admite que processo da Goldman Sachs pode perturbar venda em curso

Maio

Dia 28:

Moody's sobe 'rating' de crédito do Novo Banco

Junho

Dia 18:

Protesto dos lesados do BES obriga ao corte do trânsito junto à sede do Novo Banco

Dia 27:

Novo Banco reitera que tem solução para emigrantes

Dia 30:

Termina o prazo para entrega de propostas vinculativas pelo Novo Banco

Banco de Portugal recebeu 3 propostas vinculativas para a compra do Novo Banco

Julho

Dia 14:

CMVM propõe troca do papel comercial do GES por dívida subordinada ao Novo Banco

Lesados do papel comercial consideram "justa" a proposta da CMVM

Dia 24:

Seguradora chinesa candidata à compra do Novo Banco concluiu aquisição de banco belga

Dia 27:

Novo Banco quer que caso com Goldman Sachs seja julgado em Portugal

Dia 30:

Governo diz que conclusão da venda do Novo Banco durante o mês de agosto será "boa notícia"

Banco de Portugal estende até 07 de agosto entrega de propostas melhoradas

Agosto

Dia 1:

Dois dos sete mil emigrantes que exigem devolução das poupanças chegaram a acordo

Movimento Emigrantes Lesados do BES apela a recusa de proposta do Novo Banco

Dia 2:

Eurostat considera provável que injeção de 4,9 mil ME no Novo Banco prejudique défice

Dia 6:

FMI admite que perdas com venda do Novo Banco penalizem défice de 2014

Dia 7:

Prazo para entrega de propostas finais para a compra do Novo Banco termina

Tribunal britânico decide a favor de Goldman Sachs e julgamento será em Londres

Fosun e Anbang apresentaram propostas finais.

Banco de Portugal revela que apenas uma das três propostas finais foi revista

Dia 10:

Emigrantes manifestantes não aceitam propostas do Novo Banco para devolução das poupanças

Dia 19:

Banco de Portugal dá início a "período de negociação" com potencial comprador de Novo Banco

Dia 26:

Mais de 50% dos emigrantes aceitaram proposta do Novo Banco que desbloqueia poupanças

Dia 31:

Negociações para venda da instituição terminam hoje

Novo Banco com prejuízos de 251,9 milhões de euros no 1.º semestre

Setembro

Dia 1:

Negociações para a venda do Novo Banco terminam sem acordo

Lesados dizem que fim da negociação foi "1.ª medida sensata" do BdP

António Costa acusa Governo e Carlos Costa de criarem ilusão de ausência de custos

Ministra das Finanças compreende dificuldades na venda

Dia 3:

Movimento dos Emigrantes considera proposta do Novo Banco demasiado arriscada

Dia 7:

BES Investimento passa a chamar-se Haitong Bank

Dia 9:

Lesados protestam em Lisboa à frente da sede do Novo Banco

Dia 15:

Banco de Portugal interrompe venda do Novo Banco e prepara novo procedimento

Dia 16:

Associação de lesados "congratula-se" com adiamento da venda do Novo Banco

Dia 18:

Prazo para emigrantes aceitarem proposta do Novo Banco termina hoje

Dia 21:

Moody's diz que adiamento da venda "é negativo" para a instituição

Dia 23:

Novo Banco faz défice de 2014 subir para 7,2%% do PIB - INE

Dia 30:

Fitch diz que adiamento da venda prejudica setor bancário português

Outubro

Dia 29:

Sérgio Monteiro vai integrar Fundo de Resolução e liderar venda do Novo Banco

Novembro

Dia 4:

Lesados do BES protestam em Lisboa em frente ao Novo Banco

Dia 6:

Novo Banco conclui venda dos 5% detidos pela Oliren na REN por 69,95 ME

Dia 14:

BCE divulga hoje necessidades de capital do Novo Banco

Novo Banco 'chumba' nos testes de 'stress' do BCE no cenário mais adverso

Novo Banco com necessidades de capital de 1.398 ME - BCE

Banco de Portugal vai iniciar "de imediato" novo processo de venda do Novo Banco

Novo Banco vai vender seguradora para cumprir exigências do BCE

Dezembro

Dia 1:

Sérgio Monteiro 'entrega' a Stock da Cunha elaboração do plano de reestruturação

Novo Banco já entregou plano de recapitalização - BCE

Dia 2:

Centeno garante "proteção sem limites" dos contribuintes na venda do Novo Banco

Dia 20:

Lesados fazem árvore de Natal em frente à sede do Novo Banco

Dia 21:

Bruxelas aprova prolongamento das garantias para Novo Banco

Dia 22:

Estado mantém garantia obrigacionista ao Novo Banco e adia reembolsos por um ano

Dia 29:

BdP passa obrigações séniores detidas por institucionais para 'banco mau'

CMVM suspende de negociação obrigações seniores da instituição

Instituição recapitalizada em 1.985 ME com retransmissão de obrigações do BES

Dia 30:

Finanças prolongam garantia do Estado a empréstimos obrigacionistas

2016

Janeiro

Dia 4:

Moody's baixa 'rating' do Novo Banco mesmo depois da recapitalização

Dia 5:

Particulares com obrigações seniores do Novo Banco arriscam perder investimento

Dia 7:

DBRS baixa 'rating' do banco devido ao aumento do risco reputacional

Dia 10:

Obrigacionistas criam associação para recuperar investimento

Dia 13:

BdP revela que existem 458 processos nos tribunais contra o BES

BdP diz que decisões na Justiça podem comprometer resolução do BES

Dia 14:

Centeno confirma "preocupação" do Governo com decisão do BdP

Dia 27:

"O foco do Santander não é comprar" - presidente do Santander

BPI vai analisar condições do novo processo de venda do Novo Banco

Fevereiro

Dia 1:

BCP fora da corrida devido a restrições derivadas do auxílio estatal

Dia 16:

Passagem de obrigações para BES não constitui incumprimento - Associação de 'swap'

Dia 24:

Novo Banco teve prejuízos de 980,6 ME em 2015

Stock da Cunha diz que 75% dos problemas com clientes estão resolvidos

Novo Banco espera ter lucros pela primeira vez em 2018

Dia 25:

Redução de trabalhadores vai até 500 pessoas em 2016 - administração

Trabalhadores defendem nacionalização como alternativa aos despedimentos

Março

Dia 4:

DBRS mantém 'rating' do Novo Banco após divulgação das contas de 2015

Dia 30:

Dagong revê em baixa 'rating' do Novo Banco

Maio

Dia 2:

BCP quer autorização de Bruxelas para entrar na corrida ao Novo Banco

Santander Totta está a analisar Novo Banco mas ainda não sabe se vai concorrer

Dia 27:

Novo Banco com prejuízo de 249,4 ME no 1º. trimestre

Junho

Dia 23:

Novo Banco propõe recompra de obrigações até 500 ME

Dia 30:

Novo Banco recompra obrigações no valor de 347 ME com desconto de 28%

Banco de Portugal diz que recebeu quatro propostas de compra pelo Novo Banco

Julho

Dia 5:

Novo Banco reduz participação na Pharol para 9,56%

Dia 12:

Novo Banco: BdP confirma António Ramalho como presidente do Conselho de Administração

Dia 31:

Novo Banco com prejuízos de 362,6 ME no 1.º semestre

Agosto

Dia 1:

António Ramalho assume hoje presidência do conselho de administração

Dia 3:

Dois anos depois do resgate Novo Banco acumula prejuízos de 1.800 ME

Mota-Engil e Novo Banco vendem ativos da Ascendi à francesa Ardian por 600 ME

Dia 12:

Dezenas de emigrantes concentrados em frente à sede do Novo Banco em Lisboa

Setembro

Dia 5:

Haitong diz querer ajudar à estabilidade financeira com proposta para compra do banco

Dia 22:

Presidente do Novo Banco reafirma que "prioridade específica" é venda direta

Dia 30:

Novo Banco vende participação na Empark por 69 milhões.

Outubro

Dia 13:

Primeiro-ministro confirma nova proposta de compra chinesa

Dia 31:

Banco de Portugal mantém Sérgio Monteiro à frente do processo venda Novo Banco

Novembro

Dia 4:

Termina prazo para entrega das propostas finais de compra do Novo Banco

Banco de Portugal recebeu cinco propostas finais de compra

Dia 5:

Justiça inglesa decide a favor do Novo Banco contra a Goldman Sachs

Dia 10:

Prejuízos do Novo Banco caem 14,3% até setembro para 359 ME

Dia 18:

PM espera que Banco de Portugal apresente solução para o Novo Banco "brevemente"

Dia 25:

Novo Banco vende posição no banco marroquino BMCE por 83 ME

Dezembro

Dia 18:

Novo Banco antecipa pagamento de 700 ME de dívida com garantia estatal

2017

Janeiro

Dia 5:

BdP vai convidar Lone Star para "aprofundar negociações" para aquisição do Novo Banco

Dia 15:

Lesados do BES colocam providência cautelar para impedir venda do Novo Banco em partes

Dia 26:

Processo de venda do Novo Banco "avança com bastante intensidade" -- Centeno

Fevereiro

Dia 3:

PS, PSD e CDS-PP chumbam nacionalização do Novo Banco proposta por BE e PCP

Dia 20:

BdP escolhe Lone Star para negociar venda do Novo Banco "em condições de exclusividade"

Lone Star diz que continua empenhado em comprar instituição e que manterá António Ramalho como presidente.

Centeno admite que instituição não seja vendida na totalidade

Dia 21:

Novo Banco vai cortar mais 350 postos de trabalho até junho

Dia 22:

Novo Banco vai apresentar em breve nova proposta aos emigrantes lesados - Governo

Março

Dia 7:

Mário Centeno espera concluir venda "nas próximas semanas"

Dia 8:

Sérgio Monteiro deixa de liderar venda do Novo Banco e passa a consultor

Dia 23:

Carlos Costa diz que continuam a decorrer negociações exclusivas com Lone Star para venda

Dia 24:

Centeno diz que há condições para chegar a acordo com Lone Star para venda do Novo Banco

Dia 27:

Bruxelas admite que Estado mantenha parte do capital do Novo Banco se assumir outros compromissos.

Dia 28:

Primeiro-ministro espera venda do Novo Banco até ao final da semana

Sindicato defende que Novo Banco deve ficar todo na esfera pública

Dia 29:

Investidores do BES pedem à Concorrência europeia para travar venda do Novo Banco

Mário Centeno confirma que venda será assinada até ao final da semana

Dia 31:

Governador do Banco de Portugal confirma venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star

Lone Star vai injetar no Novo Banco 1.000 ME para controlar 75% do capital.

Venda sem impacto nas contas públicas ou encargos para contribuintes -- Costa

Nacionalização do Novo Banco implicaria até 4,7 mil ME de dinheiro dos contribuintes -- PM

Costa defende que solução é boa para a economia nacional e para a União Europeia.

Bruxelas congratula-se com acordo para venda do Novo Banco e pede plano de reestruturação.

Abril

Dia 1:

Lone Star espera que condições de aquisição se concretizem nos "próximos meses"

PR considera solução de venda do Novo Banco "importante" dentro das "menos más"

Dia 3:

Ricardo Salgado diz que Novo Banco "foi entregue gratuitamente"

Grandes fundos internacionais querem travar venda do Novo Banco nos tribunais

Dia 4:

Lone Star negoceia ativos problemáticos que poderão custar 3,89 mil ME ao Fundo de Resolução

Dia 5:

Bruxelas satisfeita com fim de "longa saga" e espera por detalhes da venda

"A solução é equilibrada e protege os contribuintes" - Centeno

Moody's corta 'rating' do Novo Banco devido à troca de dívida ligada à venda

Dia 8:

Rui Cartaxo assume presidência do Conselho de Administração do Novo Banco

Dia 10:

Grandes fundos criticam que BdP os tenha impedido de licitar Novo Banco

Dia 12:

Renegociação do empréstimo ao Fundo de Resolução para o Novo Banco garante reembolso - Centeno

Centeno espera ter a venda do Novo Banco concluída "até ao verão"

Novo Banco já iniciou processo de venda da seguradora GNB Vida

Planos de pré-reformas e rescisões voluntárias no Novo Banco com 268 trabalhadores

Ramalho confiante no processo de troca de dívida dos obrigacionistas

Dia 21:

Parlamento chumba projetos de nacionalização do Novo Banco do BE e PCP

Maio

Dia 1:

Novo Banco assina contrato para venda de operação na Venezuela

Dia 10:

Emigrantes avançam para tribunal contra Novo Banco e funcionários que lhes venderam produtos

Dia 16:

"É incompreensível que o Estado não tenha vendido 100%" do Novo Banco -- Maria Luís Albuquerque

Dia 17:

APB está preocupada com custos da venda do Novo Banco para Fundo de Resolução

Dia 22:

Prejuízo do Novo Banco baixa para 131 milhões de euros no primeiro trimestre

Dia 23:

Costa diz que próxima fase de venda do Novo Banco vai estar concluída em julho

Chineses ofereciam mais dinheiro pelo Novo Banco mas faltaram garantias -- Sérgio Monteiro

Dia 24:

Centeno garante que processo de venda do Novo Banco decorre sem atrasos

Junho

Dia 14:

Detido presidente da seguradora chinesa que queria o Novo Banco

Dia 26:

Falta vender o Novo Banco e estabilizar o Montepio -- Elisa Ferreira

Julho

Dia 5:

Governo espera concluir processo de venda do Novo Banco até novembro

Dia 10:

Bruxelas aprova venda no quadro das concentrações, ainda avalia ajudas estatais

Dia 13:

Governador diz que venda é melhor solução e "neutra" para finanças públicas

Condições da troca de dívida do Novo Banco conhecidas em breve - Governador do BdP

Dia 18:

Concluído processo de extinção do Novo Banco de Cabo Verde

Dia 22:

Ricardo Salgado diz que Novo Banco devia "permanecer português" - Imprensa

Dia 23:

Banca quer mais informações sobre avanços da venda do Novo Banco -- Faria de Oliveira

Dia 25:

Novo Banco lança operação de recompra de obrigações para poupar 500 ME

Novo Banco dos Açores com lucros 1,5 ME no primeiro semestre

Dia 28:

Novo Banco reduz prejuízo para 290,3 ME no 1.º semestre

Novo Banco perde quase 400 trabalhadores em seis meses

Agosto

Dia 1:

Novo Banco avança com processo de venda da GNB Seguros Vida

Dia 2:

Novo Banco vende banco de Cabo Verde a sociedade constituída no Bahrein

Dia 9:

Emigrantes lesados do BES acordam com Novo Banco e Governo recuperação parcial do investimento

Dia 11:

Mais de 300 emigrantes lesados pelo BES protestam no Novo Banco e vão até BdP

Dia 28:

Emigrantes lesados estão a aderir "massivamente" a proposta do Novo Banco - AMELP

Setembro

Dia 2:

BCP contesta em tribunal regras do Fundo de Resolução por causa do Novo Banco

Banco de Portugal diz que ação do BCP não põe em causa processo de venda do Novo Banco

Dia 4:

BCP quer clarificar questão legal sem suspender a venda do Novo Banco

Escritórios do Novo Banco vendidos por mais de 50 ME - consultora

Dia 6:

Investidores podem decidir recompra de obrigações proposta pelo Novo Banco até 02 de outubro

Dia 9:

Operação de recompra de dívida atingiu 37% do objetivo na 1.ª convocatória

Dia 11:

Ação judicial do BCP contra venda do Novo Banco não põe em causa alienação - Governo

Dia 28:

Novo Banco vende edifício em Lisboa por 60,3 ME à espanhola Merlin

Dia 29:

Recompra de dívida do Novo Banco já conta com 73% do objetivo com valor de 4,6 mil ME

Outubro

Dia 2:

Governo aguarda decisão final de Bruxelas sobre venda do Novo Banco "em breve"

Dia 3:

Governo aprova acordo que garante financiamento do Fundo de Resolução

Regulador dos seguros dá 'luz verde' à compra pela Lone Star

Dia 4:

Novo Banco conclui com sucesso operação de compra de dívida própria

BCE já autorizou Lone Star a comprar Novo Banco, negócio está para breve - Ramalho

António Ramalho disponível para continuar presidente do Novo Banco

Dia 6:

Moody's melhora 'rating' do crédito do Novo Banco

Dia 11:

Bruxelas aprova venda do Novo Banco à Lone Star

Finanças dizem que venda à Lone Star vai ser "concluída nos próximos dias"

Estado poderá vir a colocar mais dinheiro no banco, mesmo após venda

Mais de 2.000 trabalhadores saíram desde 2014 do Novo Banco e reestruturação vai continuar

Dia 16:

O Novo Banco aprovou, em assembleia-geral, um aumento de capital de 750 milhões de euros que será assegurado pelo fundo norte-americano Lone Star

Dia 17:

A venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star será concluída na quarta-feira, disse à Lusa fonte oficial do Banco de Portugal.

DBRS coloca dívida do Novo Banco "em revisão com perspetiva positiva"

Dia 18:

Contrato de venda do Novo Banco à Lone Star assinado em Lisboa

O contrato de venda de 75% do Novo Banco à Lone Star foi assinado pelo representante do Fundo de Resolução (até agora único acionista do Novo Banco), Máximo dos Santos, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o diretor-geral da Lone Star, Donald Quintin.

O Novo Banco deixa, hoje, de ser um banco de transição. Este banco foi criado em agosto de 2014, no âmbito da resolução do Banco Espírito Santo (BES).

O Fundo de Resolução mantém uma participação de 25% no Novo Banco.

A Lone Star vai injetar no imediato 750 milhões de euros no Novo Banco e os restantes 250 milhões de euros vão ser aplicados ainda este ano, uma alteração face ao prazo de três anos inicialmente acordado com as autoridades.

Governador do BdP diz que venda estabiliza setor bancário e permite apoiar economia

Lone Star garante que vai "trabalhar para assegurar que Novo Banco fica mais forte"

Assembleia-geral aprova a alteração dos estatutos da instituição financeira e nomeia os órgãos sociais para os próximos quatro anos.

O Conselho Geral e de Supervisão será liderado por Byron Haynes, enquanto António Ramalho fica como presidente do Conselho de Administração Executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório