Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Novo Banco: Governador do BdP diz que venda estabiliza setor bancário

O governador do Banco de Portugal (BdP) considerou que a concretização hoje da venda do Novo Banco é "um marco importante" no sistema bancário português, uma vez que reforça a sua estabilidade e o apoio deste à economia portuguesa.

Novo Banco: Governador do BdP diz que venda estabiliza setor bancário
Notícias ao Minuto

12:50 - 18/10/17 por Lusa

Economia Carlos Costa

"O Novo banco passa a ser detido pela Lone Star em 75% e a conclusão desta operação é um marco importante para o sistema financeiro português", disse Carlos Costa, na cerimónia que marcou a transferência de propriedade de 75% do banco para o fundo Lone Star, que decorreu em Lisboa.

O governador destacou que, com esta operação, o Novo Banco fica com capital reforçado e deixa de ter o estatuto de banco de transição.

Ainda segundo Carlos Costa, mais de três anos depois da resolução do Banco Espírito Santo (BES), "com esta operação cumpre-se integralmente as finalidades da resolução do BES".

O responsável máximo do Banco de Portugal destacou ainda o impacto da venda do Novo Banco na estabilização do setor bancário português e no apoio à economia portuguesa.

"O setor bancário nacional, com esta operação, está hoje melhor preparado para fornecer financiamento necessário ao desenvolvimento da economia portuguesa", afirmou.

O fundo norte-americano Lone Star tornou-se hoje dono de 75% do Novo Banco, mantendo o Fundo de Resolução (até agora seu único acionista) 25% de participação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório