Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

"Queremos ser atores principais na história de sucesso de Portugal"

O presidente executivo da Vodafone Portugal disse à Lusa que a operadora quer continuar a ter um papel principal "na história de sucesso de Portugal" e defendeu que o país pode ser um laboratório de referência para a Europa.

"Queremos ser atores principais na história de sucesso de Portugal"
Notícias ao Minuto

09:22 - 18/10/17 por Lusa

Economia Vodafone

"Queremos continuar a ser atores principais na história de sucesso de Portugal", afirmou Mário Vaz, a propósito dos 25 anos da operadora de telecomunicações, que se assinalam hoje.

Nos últimos três anos, a Vodafone investiu 900 milhões de euros no mercado português, contando atualmente com 1.400 colaboradores, sendo que "um terço destes já exportam serviços para outras operações".

"Somos reconhecidos como uma empresa de referência no mundo Vodafone e queremos ter um papel ativo na economia digital e contribuir para o país", afirmou o gestor, salientando que Portugal pode também ser uma referência.

"Portugal pode ter um papel claramente de laboratório em tudo o que de novo esta economia digital possa trazer", afirmou.

"Não devemos ser apenas um país onde se discute o futuro, queremos que seja um laboratório onde as coisas acontecem pela primeira vez", salientou Mário Vaz.

Esta revolução digital leva o seu tempo, mas "o futuro já está hoje a acontecer" e "Portugal tem condições, infraestruturas, qualidade de recursos humanos" para avançar nesse sentido.

No caso dos recursos humanos, "naturalmente temos de ter capacidade de reter os bons recursos e angariar outros que venham para cá", disse.

É também preciso ter "políticas governamentais estruturais que garantam sustentabilidade e previsibilidade de investimentos", disse.

Sobre os desafios que o setor das telecomunicações enfrenta, num mundo cada vez mais digital e onde a inteligência artificial ganha espaço, Mário Vaz afirma ser "um bom momento de oportunidade".

"O futuro é incrível e é preciso ver o lado positivo, o que a inteligência artificial nos pode trazer, de coisas novas para o bem-estar da sociedade", apontou.

"É um bom momento para fazer 25 anos, reflete que estamos num mercado de forma sólida, de uma forma reconhecida pelos clientes e que nos dá confiança para o que aí vem", acrescentou.

Mário Vaz salientou que "mantém o mesmo nível de otimismo de há 25 anos" e destacou que a Vodafone (antiga Telecel) sempre será um motor na inovação.

Instado a apontar dois marcos na vida da Vodafone Portugal, Mário Vaz destacou a entrada no mercado: "Fomos dinamizadores, trouxemos concorrência ao mercado, trouxemos um conjunto de serviços novos".

Já mais recentemente, o gestor sublinhou a "estratégia de convergência" quando a operadora introduziu o negócio fixo.

"Em 25 anos são muitos os marcos, onde se incluem a Vitamina [modelo pré-pago], os lançamentos do 3G e 4G [terceira e quarta gerações móveis] ou os centros de competência", entre outros.

"É uma história feita de muitos marcos, o presente já fez esquecer o que fizemos no passado e o mote é olhar para a frente", afirmou.

Para o futuro, Mário Vaz recordou que "o principal objetivo é ter o reconhecimento pelos clientes do melhor serviço".

"E isso conseguimos, queremos continuar a suster e até incrementar", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório